Guarulhos registra um estupro por dia neste ano

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Guarulhos registrou, em média, um estupro por dia nos primeiros oito meses deste ano.  Ao todo foram 203 casos. Os dados são das estatísticas de criminalidade do Estado de São Paulo, divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os números apresentaram queda de 18% em relação ao ano passado, quando, no mesmo período 247 casos foram contabilizados.

Uma tendência se repete nos dois anos: a maioria dos casos de refere a estupro de vulnerável. Só neste ano foram 145 casos (71%), no ano passado eram 181 (73%).  O delito, conforme a lei, se enquadra em ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos ou com pessoas de enfermidade ou deficiência mental. Ele ainda se estende a pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. A pena de estupro de vulnerável pode chegar até 30 anos.

Ainda a denúncia e o registro da ocorrência são importantes para que a polícia mapeie a região em que o crime está sendo cometido e prenda os agressores, impedindo que eles pratiquem novas agressões sexuais.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -