As
vendas de veículos novos continuam reagindo após o tombo do início da pandemia
do coronavírus e registraram o melhor desempenho mensal para o ano, com 207,7
mil unidades vendidas em setembro, incluindo caminhões e ônibus. Para se ter
uma ideia, em abril, primeiro mês completo de pandemia, foram vendidos 55,7 mil
veículos.
Segundo dados preliminares do mercado, o resultado de setembro é 13% maior que
o de agosto, mas 11% inferior ao do mesmo mês do ano passado. No ano, as vendas
totais somam 1,37 milhão de veículos, queda de 32,3% no comparativo com igual
período de 2019. Até agosto a queda era de 35%.
Para o presidente da Bright Consulting, Paulo Cardamone, as vendas só não foram
maiores porque há falta de alguns modelos no mercado. “As empresas estão
operando em ritmo reduzido, em razão das medidas de segurança contra a
covid-19, por isso há falta de alguns modelos e automóveis, caminhões e até
tratores”, afirma.
Também há falta de componentes pois os fornecedores estão em situação
semelhante e não estavam preparados para essa retomada mais rápida do que o
esperado no início da pandemia. Na próxima quarta-feira, a Associação Nacional
dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) deve rever sua projeção feita
em junho de queda de 40% nas vendas em relação a 2019 para porcentual abaixo
desse.
O diretor da marca Fiat, Herlander Zola, diz que novas projeções indicam queda
de 30% neste ano. Logo no início da pandemia, o presidente da FCA Fiat
Chrysler, Antonio Filosa, foi o primeiro executivo do setor a prever queda de
40% para o mercado total. Hoje a marca está ampliando a produção e tem fila de
espera de 30 a 60 dias para seu modelo mais vendido, a picape Strada, que foi
líder de vendas neste mês, desbancando o Onix, da General Motors.
Para ele, as vendas nesses últimos três meses do ano devem manter uma queda de
10% a 12% no comparativo com os respectivos meses de 2019, o que deverá
resultar em um mercado total próximo de 1,9 milhão de unidades, ante 1,67
milhão previstos pela Anfavea.
Mudanças no ranking
Com o bom desempenho da Strada, que foi renovada há três meses, a liderança em
vendas neste mês ficou com a Fiat, posto que não ocupava há cinco anos. Essa é
a quarta vez que a picape é o modelo mais vendido em um mês – as vezes
anteriores ocorreram 2014 e 2015. É o único modelo desse segmento a ocupar essa
posição até agora.
A Fiat vendeu 39 mil automóveis e comerciais leves em setembro, 30% deles da
Strada. A Volkswagen, líder nos três meses anteriores, ficou em segundo lugar,
com 33,9 mil unidades e a GM em terceiro, com 31,7 mil. Em quarto lugar está a
Hyundai, com 16,7 mil unidades, seguida por Toyota, com 13,3 mil, e Ford, com
12,4 mil.
Depois da Strada, os mais vendidos foram Onix (11,7 mil), Gol (9,1 mil) e HB20
(8,6 mil).
Vendas de veículos se recuperam em setembro, mas queda no ano é de 32%
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