Vedacit Vôlei Guarulhos vence Rede Cuca em jogo repleto de homenagens a personalidades negras

Duda Bairros
- PUBLICIDADE -

Na tarde deste domingo, 20, o Vedacit Vôlei Guarulhos entrou em quadra homenageando personalidades negras, no Dia da Consciência Negra. Os guarulhenses entraram vestindo uma camiseta comemorativa, com as cores preta e dourada e nomes de personalidades negras estampados nas costas.

Antes do apito inicial foram distribuídos chaveiros com lanternas para os torcedores. A mensagem propagada:   “acender a luz contra o racismo”.

“Um jogo muito especial para a gente, jogamos com um manto levando as grandes personalidades negras no Dia da Consciência Negra. Fizemos a ação do chaveirinho que acendia a luz contra o racismo, só agradecer também aos nossos patrocinadores. A torcida foi incrível e faz parte disso”, disse o presidente Anderson Marsili.

O Vedacit Vôlei Guarulhos conseguiu impor seu ritmo com ajuda da torcida e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/19 e 25/22.

A equipe comandada por Guilherme Novaes, entrou em quadra com o manto comemorativo:  Franco (Michael Jordan – oposto), Matheus Alejandro (Serena Willims – central), Babu (Pelé – central), Lucas Loh (Luther King – ponteiro), Renato Pato (Lewis Hamilton – ponteiro), Sandro (Fofão – levantador) e Filipinho (Rebecca Andrade – líbero). No início do terceiro set o oposto Franco, que sentiu uma dor inespecífica em compartimento medial de tornozelo, após aterrissagem de um salto, acabou sendo substituído pelo oposto Gabriel Armaneli.

Com a vitória, o Vedacit Vôlei Guarulhos voltou a pontuar na Superliga 1X BET “Muito feliz com os 3 pontos conquistados, foi um jogo muito difícil, no terceiro set. Eles sacaram muito bem e dificultaram as coisas. A torcida merecia esse dia de festa da Consciência Negra. O time fez uma brilhante partida e a gente fica muito contente encerrando o dia com essa vitória”, avaliou Guilherme Novaes.

O destaque da partida foi o levantador e capitão, Sandro Carvalho, que levou o troféu VivaVôlei para a casa: “Primeiramente quero agradecer a torcida, que compareceu e lotou o ginásio em pleno domingo.  A equipe conseguiu uma vitória importante, 3 a 0 dentro de casa e mais 3 pontos, fazendo com que a gente suba na tabela. Agora é descansar e se preparar muito bem para a semana. No sábado vamos encarar o Sesi-SP na Vila Leopoldina”, disse o capitão.

O próximo confronto dos guarulhenses será sábado, 26, contra o Sesi-SP, às 19h, no Ginásio da Vila Leopoldina.

Estrelas negras na camiseta do VVG

Os uniformes comemorativos foram confeccionados na cor preta com os nomes em dourado. Cada jogador escolheu uma celebridade para homenagear. O time celebrou estrelas como Pelé, Fofão, Rebeca Andrade, Maguila, Martin Luther King, Serena Willians e Nelson Mandela entre outras:

Sandro (levantador 5) – Fofão

Hélia Rogério de Souza Pinto, conhecida como Fofão, foi uma jogadora de voleibol brasileira e atuava como levantadora. É atleta mais vitoriosa do vôlei brasileiro, atuou pela Seleção Brasileira por 17 anos.

 Matheus Alejandro (central 12) – Serena Williams

Serena Williams é uma ex-atleta profissional do tênis feminino e considerada uma das maiores esportistas de todos os tempos. O Grand Slam, que é o maior evento do tênis, Serena conquistou 23 vezes individualmente, 14 vezes de dupla com a sua irmã, Venus Williams. Alejandro também escolheu o nome de sua primeira por ser fã da tenista. Serena deve nascer em fevereiro de 2023.

 Lucas TchoTcho (ponteiro 1) – Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela é considerado um dos mais importantes nomes do Continente Africano e do mundo. África  Rolihlahla, Tata ou Madiba. Ele dedicou sua vida à promoção da igualdade, democracia e pelo fim di apartheid. Foram 27 anos de prisão e,  após cumprir a pena, se tornou presidente da África do Sul.  Nelson faleceu em 5 de dezembro de 2013.

 Lucas Loh (ponteiro 7) – Martin Luther King

Martin Luther King Jr. foi uma das grandes personalidades do século XX e alta liderança na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América entre 1950 e 1960. Martin faleceu em 4 de abril de 1968.

 Babu (central 10) – Pelé

Edson Arantes do Nascimento Pelé, é considerado o melhor jogador da história do futebol. O maior artilheiro do mundo com 1281 gols. Hoje o rei está com 82 anos.

 Franco (oposto 4) Michael Jordan

Michael Jeffrey Jordan, ex-atleta profissional de basquetebol nos Estados Unidos e é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. Jordan foi campeão da NBA por 6 vezes,  em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998, foi eleito o melhor jogador das finais em todos os seis títulos do Bulls.

 Filipinho (líbero 2) – Rebecca Andrade

Rebecca Rodrigues de Andrade,  ginasta artística brasileira, campeã olímpica e mundial. Nos Jogos Olímpicos de 2020, que aconteceu em 2021, conquistou o título de primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição. Foi a primeira latino-americana que se sagrou medalhista e campeã na ginástica artística feminina.

Renato Pato (ponteiro 9) – Lewis Hamilton

Lewis Carl Davidson Hamilton, automobilista de origem britânica, conquistou o mundial de Fórmula 1 por 7 vezes é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.

 Equipe Reserva

Pedrinho (líbero 3) James Owens

James Cleveland Owens, foi um atleta que desafiou o nazismo de Hitler. James, neto de escravos nascido no Alabama, nos Estados Unidos, conquistou quatro medalhas de ouro e tornou-se símbolo contra o racismo. Faleceu em 30 de março de 1980.

 Gustavo (levantador 8) – Garrincha

Manoel Francisco do Santos, Garrincha,  ícone do futebol brasileiro com as conquistas da Copa do Mundo FIFA de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo FIFA de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. O ex-jogador era conhecido como “Mané Garrincha” e “Anjo das Pernas Tortas”. Faleceu em 20 de janeiro de 1983 aos 49 anos.

Felipe Varela (ponteiro 11) – Kobe Bryant

Kobe Bean Bryant,  ex-atleta profissional de basquetebol nos Estados Unidos, onde passou sua carreira inteira no Los Angeles Lakers entre 1996 e 2016. Kobe foi campeão da NBA por 5 vezes, em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.  Foi eleito o MVP das Finais. Faleceu em 26 de janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero.

Gabriel Armanelli (oposto 6) – Mireya Luis

Alejandrina Mireya Luis Hernández,  é  ex-atleta do voleibol feminino. A jogadora cubana é considerada a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos.  Foi tricampeã olímpica e bicampeã mundial. Em 2004, foi introduzida no Hall da Fama. Atualmente está com 55 anos.

Anderson (central 14) Maguila

José Adilson Rodrigues dos Santos,  Maguila,  ex-boxeador brasileiro, campeão repetidas vezes no Brasil e no continente sul-americano de boxe na categoria peso-pesado. Maguila também foi campeão das Américas e Mundial, também na categoria peso-pesado. Atualmente o ex-boxeador está com 64 anos.

Yago (ponteiro 15) – Djonga

Gustavo Pereira Marques, Djonga,  escritor, compositor e rapper brasileiro. É considerado um dos maiores influentes da nova geração do gênero musical. Djonga atualmente está com 28 anos.

João Pedro (ponteiro 16) Zumbi dos Palmares

Zumbi, conhecido como Zumbi dos Palmeiras, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares. Zumbi é considerado o símbolos do Dia Nacional da Consciência Negra.  Sua morte ocorreu no dia 20 de novembro de 1695.

Celso da Silva (levantador 17)  Usain Bolt

Usain St. Leo Bolt, ex-velocista jamaicano. É considerado o homem mais rápido do mundo, suas conquistas fizeram ser chamado pelo apelido Relâmpago. O único atleta na história a se tornar tricampeão em duas modalidades de pistas em Jogos Olímpicos; e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade de revezamento 4 x 100 metros.

Romulo Henrique (central 20) – Rafaela Silva

Rafaela Lopes Silva,  lutadora de Judô, a primeira atleta da história do judô brasileiro campeã mundial e olímpica. A primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô em 2013, conquistou a medalha de ouro nas Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016 após derrotar a líder do ranking mundial. Rafaela está com 30 anos.

 Comissão Técnica

 Tia Ciata Hilária Batista de Almeida

É considerada a matriarca do samba. Mãe de santo e  sambista. Considerada uma das maiores influentes para o surgimento do samba do Rio de Janeiro. Tornou-se a grande dama das comunidades negras no Brasil pós-abolição. Hilária faleceu com 70 anos, em 1924, no Rio de Janeiro.

Beyoncé

Beyoncé Giselle Knowles-Carter é um dos maiores nomes do mundo da música do gênero do pop, R&B e hip-hop.  Compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana. Atualmente, a cantora está com 41 anos.

Grande Otelo

Sebastião Bernardes de Sousa Prata,  grande ator, comediante, cantor e produtor e compositor brasileiro. Recebeu o apelido de “Grande Otelo” quando atuava no musical Goal em 1935. Realizou diversas participações em filmes brasileiros e teatros, é considerado um dos atores mais importantes da história do Brasil. Sua morte aconteceu em 26 de novembro de 1993.

Obama

Barack Obama foi  o primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos. O ex-presidente foi eleito em novembro de 2008, é um representante Democrata. Em novembro de 2009 venceu o premio Nobel da Paz e atualmente está com 61 anos.

Dandara dos Palmares

Uma das maiores guerreiras negras do período colonial do Brasil, lutou ao lado de homens e mulheres nos diversos ataques que Palmares sofria. Para não retornar à condição de escrava, Dandara se jogou de uma pedreira e cometeu suicídio no dia 6 de fevereiro de 1694.

Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro com 46.502 votos. Também foi eleita Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14 de março de 2018, foi assassinada em um atentado ao carro onde estava.

Novembro Azul e Novembro Negro

Neste mês de Novembro, o Vedacit Vôlei Guarulhos, apoiará duas ações de conscientização social. O uniforme azul do líbero Filipinho representará o apoio à luta pela prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde dos homens. Já o uniforme preto será alusivo ao Mês da Consciência Negra, contra o racismo, incentivando práticas antirracistas.

Em parceria com a patrocinadora Vedacit, o time entregará a camisa azul autografada para a ONG Oncoguia. Há 12 anos a Oncoguia apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.  

- PUBLICIDADE -