Da Redação
Com a chegada do fim de ano e o recebimento do 13º salário, muita gente sai gastando de maneira desenfreada uma verba extra que pode ajudar a colocar as finanças em dia se usada de maneira consciente. Por isso, o Procon Guarulhos dá dicas importantes que podem auxiliar o consumidor a sair do vermelho.
Primeiro, pague ou negocie as dívidas contraídas no decorrer do ano com a incidência de juros mais altos, as grandes vilãs do orçamento, como as faturas de cartão de crédito e cheque especial. Fique atento às campanhas e feirões de negociação de dívidas. Negocie sempre, não aceite a primeira proposta ofertada. Antecipe o pagamento de empréstimos ou financiamentos. No pagamento antecipado é assegurado ao consumidor um desconto proporcional dos juros, de acordo com o artigo 52, §2º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Controle-se, não haja por impulso, compre só o necessário. Lembre-se que no início do ano tem outras dívidas para pagar como escola dos filhos, além de IPVA e IPTU, impostos que têm descontos relevantes se pagos em parcela única. Tome cuidado com os presentes de final de ano. Imponha-se um limite de valores para que você não inicie o ano com dívidas. Se não conseguir pagar à vista os presentes, fique atento à forma de pagamento e tente parcelar sem juros. Se for viajar, avalie bem as suas finanças e os gastos extras que poderão ocorrer na viagem. Reserve dinheiro para infortúnios. É sempre bom o consumidor reservar uma quantia para eventuais imprevistos, assim procure ter um fundo de emergência.
Para a Coordenadora do Procon, Vera Gomes, “o consumidor deve utilizar o 13º salário com prudência. Se possuir dívidas contraídas no decorrer do ano, o melhor é quitá-las. Deve-se aprender desde pequeno a importância da educação financeira e o consumo consciente”, ressalta. O Procon Guarulhos realiza palestras regulares sobre finanças, bem como ajuda os consumidores na negociação de dívidas junto aos fornecedores.
Imagem: Marcos Santos/USP Imagens