NO DIA NACIONAL DO LIVRO, GUARULHOS GANHA A “BIBLIOTECA MAIS BONITA”

- PUBLICIDADE -

Na última sexta-feira, 29 de outubro, foi lançada oficialmente a Biblioteca Mais Bonita. O espaço foi idealizado pela ONG “A história Mais Bonita” e estruturado por meio de doações e do trabalho voluntário, tendo como objetivo estimular a leitura e o conhecimento, entre crianças e adolescentes, da periferia da cidade. Por conta da segurança sanitária, o lançamento foi feito por meio de uma live, que foi transmitida nas redes sociais da ONG.
Apresentada pela idealizadora do projeto e presidente da ONG, Lela Albuquerque, a live contou com uma roda de conversa que destacou a importância da leitura e teve como convidadas a produtora editorial dos livros da divisão infantil da Companhia das Letras, Rosana Trevisan, a diretora Cristiana Silva, a vice-diretora Emanuela Silva e a professora da sala de leitura, Lúcia Matos, da Escola Estadual República da Venezuela II, local onde a biblioteca foi fisicamente instalada.
A apresentação contou ainda com um vídeo institucional, produzido especialmente para o lançamento da iniciativa, pelo jovem cineasta Guilherme Freire, de 21 anos, que é ex-aluno da escola e morador da comunidade.
Entre a idealização e concretização do projeto foram 1 ano e 8 meses de muito trabalho que envolveu diretamente 40 pessoas. O projeto teve investimento total de mais de R$ 50 mil, com 90% desse valor originado de doações e parceiros.
O espaço de leitura conta com cerca de dois mil títulos, sendo 50% deles oriundos de doações e a outra metade de um acervo já existente na escola.
No briefing do projeto existia a ideia de desconstruir o ambiente de uma biblioteca convencional, cheia de prateleiras, mesas e cadeiras, relembra Lela. Outro pedido foi o uso de materiais reciclados e a conexão com A História Mais Bonita, que tem sua comunicação baseada no contexto marítimo.
Não por acaso, Lela é carinhosamente chamada de “capitã” durante as atividades de contação de histórias. Com base nisso, a arquiteta voluntária Carolina Felipe desenvolveu o projeto para transformar uma sala de aula comum em um espaço moderno, acolhedor, confortável e multiuso. O uso de cordas, correntes, pallets e caixotes de madeira na decoração remete visualmente às embarcações piratas e um tablado com recorte em formato de ondas do mar, serve de assento para os frequentadores.
A forma como foi concebida abre espaço para receber diálogos, rodas de conversa, vivências, seminários, workshops e apresentações. “A Biblioteca Mais Bonita é um espaço que convida à liberdade, que acolhe com conforto e que atiça a imaginação”, detalha Lela.
De acordo com ela, a Biblioteca Mais Bonita representa um passo além das tradicionais campanhas para arrecadação de livros para instituições carentes. “Nossa intenção foi a de construir um ambiente completo, lúdico, atraente, capaz de estimular a leitura, a busca pelo conhecimento e a troca entre os frequentadores”, explica. “Agradeço a todas as pessoas que foram ao espetáculo ‘Fabio Porchat Convida’, à Cia. Barbixas, a todos que doaram livros, aos parceiros que investiram no nosso sonho, além dos voluntários dos mutirões de reforma e à escola República da Venezuela II, que nos recebeu de braços abertos e arregaçou as mangas para realizar nosso projeto”, finaliza.
A escola Escola Estadual República da Venezuela II, está situada no bairro Jardim Arapongas, em Guarulhos, e a diretora é Cristiana Silva.
Contato e informações: (11) 98107-7766, com Lela Albuquerque

- PUBLICIDADE -