Motor que a gente respeita!

Por Guilherme Derrico

Alcançando muito sucesso desde sua estreia em 2004, a Suzuki V-Strom 650XT ABS cresceu e espera conquistar ainda mais o respeito entre pilotos de vários estilos. A máquina sofreu mudanças já em 2011, e agora em 2018, o novo modelo chega com estilo renovado, mais leve e mais poderoso. A V-Strom reúne diversos seguidores graças a sua versatilidade. Trata-se de uma moto e tanto, que fornece posição de condução natural, banco confortável e o caráter flexível do motor, realizando a circulação sem estresse no uso diário e também em passeios de longa distância. Essa última mudança no modelo deu à V-Strom 650XT ABS a mesma imagem da V-Strom 1000, e também conseguiu aumentar o desempenho do motor enquanto corresponde aos padrões de emissão da Promot 4 fase 2. Todas as pequenas atualizações, incluindo o peso, também deixou a motocicleta mais controlável e elevou seu desempenho final.

As principais características da moto são:

Falando em desempenho, o motor V-Twin de 645cm3 conseguiu aumentar a potência e o torque, enquanto a natureza dócil foi mantida. A redução de peso de 1kg foi alcançada na nova versão da V-Strom, mesmo tendo aumentado os equipamentos. O sistema de injeção de combustível foi tunado e atualizado. O Controle de Tração adotado recentemente suporta rodar com facilidade em superfícies rodoviárias úmidas e em más condições. Conta com ABS digital leve.

Quando o assunto é utilidade/conforto, a máquina dispõe do sistema “Fácil Partida Suzuki”, que permite iniciar o motor com apenas um toque no botão de partida. O assistente de Baixa RPM suporta o engate de embreagem em baixa rotação. A posição de pilotagem é vertical e confortável. Seu corpo é fino e o banco foi ajustado para gerar maior rapidez para alcançar o chão. O para-brisas conta com ajuste em 3 posições para maior proteção contra o vento. Pré-carga de suspensão traseira ajustável, sem a necessidade de utilizar ferramentas. Grande tanque de combustível de 20 litros e painel de instrumentos informativo multifunções, que é o mesmo da V-Strom 1000.

A tomada 12V DC agora é equipamento padrão, para alimentar uma navegação por satélite (GPS) ou para carregar dispositivos móveis. A versão da roda de alumínio fundido e a roda raiada atende diversas necessidades. Apresenta um sistema integrado de 3 bagageiros – item opcional (mesmo item da V-Strom 1000) – e é montável/desmontável com a chave de ignição. Ao adotar recentemente o Sistema de Escapamento do tipo baixo, grandes bagageiros laterais podem ser anexados na largura mínima. Um bagageiro superior de 55L é capaz de guardar dois capacetes. Também existe a possibilidade de ser adicionada a linha genuína de acessórios. Novos aquecedores de guidão fazem parte do conjunto original.

Foto: Divulgação