Isolamento social em Guarulhos fica em 63%

SP - CORONAVÍRUS-FECHAMENTO-COMÉRCIOS-GUARULHOS - GERAL - Comércios fechados no calçadão da Rua Dom Pedro I no centro de Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (26), após casos de coronavírus. 26/03/2020 - Foto: RÔMULO MAGALHÃES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

Guarulhos atingiu o índice de 63% de isolamento social neste domingo (12). A informação foi confirmada hoje pelo governador João Doria durante coletiva realizada. “Juntos poderemos fazer melhor e juntos poderemos salvar vidas”, afirmou Doria que parabenizou o prefeito Guti e os guarulhenses pelo índice.

Além de Guarulhos, tiveram taxa superior a 60% os municípios de Mogi das Cruzes (64%), Osasco (62%), São José dos Campos (61%) e São Bernardo do Campo (60%).

Em todo o estado, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo, o percentual foi de 59%. De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Imagem: Rômulo Magalhães/Estadão

- PUBLICIDADE -