Guarulhos já registra 11 casos de sarampo neste ano

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
- PUBLICIDADE -

Da Redação

Guarulhos já registra 11 casos de sarampo neste ano. Com isso, na próxima quarta-feira (10) a secretária de Saúde da cidade, Ana Cristina Kantzos, anunciará o lançamento da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Na ocasião, a gestora também vai traçar um panorama da situação do sarampo no Estado de São Paulo e explicar como tem sido o trabalho de bloqueio e varredura para evitar a transmissão do vírus no município.

A presença da doença na cidade já era esperada, uma vez que de janeiro até o final de maio o estado de São Paulo registrou 36 casos de sarampo, o maior número desde 1999, quando, em todo o ano, foram contabilizadas 94 pessoas infectadas, segundo a Agência Brasil (EBC).

O sarampo é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. A transmissão ocorre de maneira semelhante à gripe, ou seja, de pessoa para pessoa, através de tosse e secreções. Os sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da bochecha, mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também febre e convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, provoca lesões cerebrais e infecções no encéfalo.

- PUBLICIDADE -