Guarulhos conta com mais de 400 pacientes aguardando transplante

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Um total de 440 pacientes está aguardando por transplante de órgãos em Guarulhos, de acordo com levantamento realizado até o dia 17 de maio.  Em média, 90% da demanda são referentes a transplantes renais.  Os dados foram obtidos pela Folha Metropolitana através da Lei de Acesso à Informação.

Em Guarulhos não há serviços habilitados para realização de transplantes de órgãos, todo o fluxo de captação, controle de fila de espera e cirurgia para transplante está sob gestão do Governo do Estado de São Paulo. Nos casos em que há indicação eletiva de transplante, os pacientes são encaminhados via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, aos ambulatórios especializados dentro dos hospitais estaduais com a respectiva habilitação de alta complexidade.

A população paulista conta ainda com um hospital público especializado, o Euryclides de Jesus Zerbini, com capacidade para a realização de transplantes como de córnea, pâncreas, fígado e medula óssea.

Pela legislação brasileira, a doação de órgãos deve ser autorizada pela família e só pode ser feita quando for constatada a morte encefálica do paciente. De acordo com o Ministério da Saúde, a vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido.

Em caso de morte encefálica é possível doar órgãos como o coração, rim, pulmão, fígado, pâncreas, intestino e tecidos (córnea, pele, veia, válvulas cardíacas, por exemplo). Sendo assim, um único doador pode salvar inúmeras vidas. Já em caso de parada cardíaca, é possível doar córneas, ossos, pele, entre outros.

- PUBLICIDADE -