Guarulhos confirma dois casos de coronavírus em moradores do município

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Os dois primeiros casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19) em moradores de Guarulhos foram confirmados ontem pela Secretaria Municipal de Saúde.  Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Não há necessidade de internação. Até o momento a cidade investiga 75 casos suspeitos e tem 20 casos descartados. 

O primeiro caso confirmado é de uma mulher de 31 anos, profissional de saúde que reside em Guarulhos e trabalha em um hospital em São Paulo, no qual já houve a confirmação de outros casos da doença no local. A paciente não tem histórico de viagem e está em isolamento domiciliar desde o primeiro sintoma, em 13 de março. 

Já o segundo caso, também confirmado nesta manhã, refere-se a um estudante de 20 anos, que tem histórico de viagem pela Inglaterra e Itália. Passou a ter os primeiros sintomas no dia 2 e quando chegou ao Brasil, em 5 de março, iniciou o isolamento domiciliar.

A Vigilância Epidemiológica Municipal tem acompanhado caso a caso e realizado orientações por telefone, para não expor os profissionais de saúde, para que esses pacientes permaneçam isolados em casa. “É muito importante que as orientações sejam respeitadas e seguidas à risca, porque a partir do cumprimento delas é que se torna possível diminuirmos as chances de contaminação de mais pessoas”, afirmou Valeska Aubin Zanetti Mion, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Ações de prevenção

Desde a divulgação dos casos de coronavírus na China, a prefeitura tem participado de reuniões com o Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal porta de entrada do vírus no Município, para tratar das ações de combate à transmissão do vírus na cidade.

Na última sexta-feira (13), o prefeito Guti anunciou a criação do Comitê Municipal de Gestão sobre o Coronavírus, onde diariamente serão discutidas entre diversas pastas as mudanças de cenário e a organização da assistência, bem como as orientações para a população. A prefeitura passou a emitir boletins atualizados, a fim de tornar transparente a real situação no município.

Prefeitura decreta emergência em razão do coronavírus

A Prefeitura de Guarulhos decretou no último domingo (15) estado de emergência para facilitar as ações de prevenção e anunciou uma série de medidas, entre elas o cancelamento de eventos públicos. As pastas municipais estão definindo quais serviços continuarão a ser oferecidos e quais serão suspensos temporariamente.

Secretaria do Trabalho: As aulas de todos os cursos oferecidos pela pasta, como Programa Jovem Trabalhador, Bolsa Trabalho, telecentros, CTMO, cursos de português e matemática, entre outros, estão suspensas. As cinco unidades do Ciet também permanecerão fechadas por tempo indeterminado. As feiras da Economia Solidária no Zoológico, Fracalanza, Bosque Maia, terminais Pimentas e São João e Dom Pedro também estão suspensas.

Secretaria de Esportes: Suspensão, ainda sem nova data definida, das corridas de rua: Síndrome de Down, São Chopestre e Corrida do Batom. Suspensão de aulas e atividades físicas orientadas para pessoas idosas (com mais de 60 anos).

Educação: As aulas das escolas municipais estão suspensas de 23 a 31 de março. As atividades nos CEUs estão suspensas por tempo indeterminado. A Bienal do Livro e o Fórum Internacional de Educação Infantil também estão suspensos, ainda sem nova data para realização.

Cultura: Todas as atividades em espaços culturais públicos estão suspensas durante os meses de março e abril. As atividades agendadas para esse período serão, na medida do possível, remanejadas, sendo esse remanejamento divulgado no momento em que haja segurança sobre o final do período de restrições. A contratação dos Agentes de Leitura será adiada para o mês de Agosto, seguindo os trâmites contratuais já divulgados. As atividades de formação do Conservatório Municipal de Guarulhos e do programa CulturAtiva estão suspensas nesse mesmo período, e da mesma forma será divulgado novo calendário letivo assim que houver confirmação do final do período de restrições.

Desenvolvimento e Assistência Social: Até o próximo dia 31, todas as atividades dos Centros de Convivência do Idoso (CCI), do Centro Dia do Idoso, todos os cursos de capacitação profissional e geração de renda e o mutirão do CadÚnico/Bolsa Família estão suspensas. As oficinas do Programa Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), previstas para iniciarem nesta terça e quinta-feira, dias 17 e 19, respectivamente, nos CRAS Marcos Freire e Centenário, estão temporariamente canceladas.

SDCETI: Suspensão, ainda sem nova data definida, do Seminário de crédito turístico, evento que seria realizado no próximo dia 25, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Condemat.

Transportes e Mobilidade Urbana: A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) não tinha eventos previstos para os próximos dias. E agora, diante do quadro na saúde pública, não irá programar nenhum evento com a participação pública.

Acessibilidade e Inclusão: Estão suspensas temporariamente a formação com os motoristas e cobradores do transporte público e as aulas em grupo de Soroban e Braille na Unidade local.

Igualdade Racial: A exposição Negritude, que estará no CEU Bambi e seguiria para os CEUs Ponte Alta e Parque São Miguel, está suspensa.

Políticas para Mulheres: Todas as atividades em comemoração ao mês da mulher estão canceladas. Os cursos oferecidos nas Casas Clara Maria, espalhadas por todo o município, também estão suspensos até o dia 31 de março.

Juventude: Ação de Estágios, que aconteceria nesta quarta-feira (18) está cancelada. As aulas do cursinho preparatório estão suspensas a partir desta terça-feira (17).

Idoso: Estão suspensas as aulas do projeto Academia 60+ em todas as unidades.

Meio Ambiente: Os eventos cancelados pela secretaria  envolvem a Oficina de minhocário  nesta terça-feira (17) e a  trilha interativa como estratégia de ensino, no próximo dia 28 de março.

- PUBLICIDADE -