Serginho Freitas: festival gastronômico nordestino agita a cidade

Fala galera! Neste final de semana, a praça mais charmosa de Guarulhos será o palco de um dos festivais mais antigos da cidade: o Festival Nordestino. A cidade, que de acordo com o último levantamento realizado em 2019, conta com aproximadamente 400 mil nordestinos e pretende, com este evento, homenagear o migrante nordestino.

“Depois de muito tempo, a equipe do Departamento de Turismo correu para retomar a tradicional festa que acontecia na cidade. A ideia é promover o turismo local, oferecendo a todos os moradores da cidade a oportunidade de saborear os mais variados sabores da gastronomia nordestina”, explicou Ricardo Balcone, diretor de turismo da cidade.

O evento, que conta com 14 barracas onde as comidas típicas da região prevalecem, vai ter também três apresentações musicais por dia e um espaço reservado para artesanato. “Até mesmo os pratos que não são típicos do nordeste, como pastéis, crepes e hambúrgueres, terão pelo menos um sabor típico da região”, concluiu Balcone.

TEM PRESENTE DA FOLHA METROPOLITANA

Estarei em uma das barracas com o meu conhecido Sanduba de Pernil, de porta de estádio, e os primeiros cinco leitores que levarem a Folha Metropolitana neste sábado (8), vão ganhar um sanduba caprichado. Então corre!

SERVIÇO:

O Festival Nordestino de Guarulhos acontece hoje e amanhã, dias 8 e 9 de outubro, das 12h às 22h na Praça Getúlio Vargas, localizada na região central. Mais informações nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Guarulhos e pelo Instagram do Departamento de Turismo de Guarulhos.

Cardápios variados

Como este festival promete agitar a cidade, fui atrás de duas receitas especiais e exclusivas do grande chef de cozinha Rodrigo Oliveira do principal restaurante nordestino de São Paulo, o Mocotó, e que tem uma cozinha atendendo no sistema delivery aqui em Guarulhos.

  • DADINHO DE TAPIOCA DO CHEF RODRIGO OLIVEIRA

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de tapioca granulada

3 + 1/2 gramas de queijo coalho ralado

3 xícaras (chá) de leite quente

1/2 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta branca moída

Modo de preparo:

Forre uma assadeira retangular, com mais ou menos 35 cm x 25 cm, com plástico filme e reserve. Em uma tigela grande, misture a tapioca e o queijo ralado. Junte à mistura o leite bem quente, mexendo bem, para que não forme pedaços.

Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura firmar. A tapioca hidrata e vai virando uma massaroca pesada.

Em seguida despeje a massa na assadeira forrada e cubra com plástico filme para esfriar em temperatura ambiente.

Em seguida leve à geladeira por pelo menos 3h.

Desenforme a massa dos dadinhos e corte em cubos.

Para finalizar

Se for fritar, esquente bem o óleo e frite até que doure. Se fizer na airfryer, 15 minutos são suficientes, a 200 graus. Se fizer no forno, é o mesmo esquema, mas deixe em 180 graus. Espere esfriar e sirva com geleia de pimenta!

  • BAIÃO DE DOIS

Ingredientes:

1 kg de arroz

50 g de banha de porco

50 g de manteiga de garrafa

5 dentes de alho

3 folhas de louro

5 g de colorau

Caldo de galinha ou legumes

Sal a gosto

1 kg de feijão fradinho cozido e escorrido

300 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

150 g de toucinho defumado em cubos

150 de queijo-de-coalho

5 tomates em cubos

2 cebolas roxas em cubos

1 pimentão verde em cubos

50 g de manteiga de garrafa

Coentro fresco

Preparo:

Frite o alho na manteiga de garrafa e na banha e, antes de dourar, junte o arroz. Mexa bem e deixe o arroz fritar levemente. Nesse momento, adicione o colorau, o caldo (fervente) e as folhas de louro e deixe a mistura cozinhar até que os grãos de arroz fiquem macios, mas sem desmanchar. Reserve em uma panela.

Depois, com o toucinho picado, frite-o levemente em sua própria gordura. Assim que ele começar a ganhar cor, adicione a linguiça e a carne-seca dessalgada, mexendo por alguns instantes. Reserve.

Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, pimentão e tomates. Misture todos os ingredientes que já estavam preparados e finalize com cheiro verde e manteiga-de-garrafa, acertando o sal.

- PUBLICIDADE -