Coronel Rita do 15º BPM/M mantém meta de segurança na cidade

- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

A coronel Rita de Cassia Romão Azevedo, de 48 anos, assumiu o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM/M) de Guarulhos no último dia 10 de junho. Desde então vem trabalhando para manter a meta de segurança na cidade, fato que já foi conquistado nos primeiros meses.

“O meu desafio aqui é manter os índices do batalhão dentro do que a Secretaria de Segurança Pública prevê como meta, e claro, manter a população de Guarulhos segura”, afirmou a coronel, que foi inspirada a seguir carreira na área militar por influência de seu pai, que também era policial.

Os números de agosto ficaram abaixo da meta prevista. Na categoria roubos, a meta era não ultrapassar 269, e no mês todo foram registrados apenas 229. Já roubos e furtos de veículos fechou o mês com 137, contabilizando 65 casos a menos do que a previsão. O primeiro semestre do ano fechou no verde.

No primeiro trimestre de 2018 o 15º BPM/M foi o primeiro colocado do Estado de São Paulo na redução dos índices criminais. Foi registrada uma redução de 61% de vítimas de letalidade violenta, 16% em roubos e 12% de roubos e furtos de veículos. Já nos primeiros três meses deste ano, os números indicam a redução de 14% em vítimas de letalidade violenta e 22% em roubos e furto de veículos.

“É um prêmio estar em um cargo em Guarulhos e poder cuidar de onde eu moro. Estou o tempo todo na cidade, nem quando estou de folga eu paro de trabalhar a segurança da população”, contou a coronel que faz questão de participar de algumas patrulhas e estar nas ruas da cidade verificando o serviço dos policiais militares. 

O 15º BPM/M é composto por 546 policiais e compreende a região entre o Parque Cecap e a rodovia Fernão Dias, até a divisa da cidade com a Penha.

A coronel reforçou ainda a importância da ligação para o 190 e o registro do Boletim de Ocorrência, pois os números são importantes para o patrulhamento, para a localização do suspeito e planejamento de segurança mensal.

Carreira

Em 1995 Rita se tornou a primeira tenente mulher no comando do CPA/M7, que é responsável pelo patrulhamento de sete cidades – Arujá, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Santa Isabel, além de Guarulhos. Na época Mogi das Cruzes também fazia parte da área. “Naquela época não era comum ver uma mulher na frente de comandos policiais, então as pessoas ficaram surpresas”, relembrou.

Em 2016 Rita assumiu o Batalhão de Franco da Rocha, que também abrange Mairiporã, Cajamar, Francisco Morato e Caieiras.

- PUBLICIDADE -