Cerca de 800 agentes comunitários trabalham no combate à dengue

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A Secretaria de Saúde conta com cerca de 800 agentes comunitários atuando diretamente no combate à dengue. Além disso, a partir da notificação de casos suspeitos realizada pelos serviços de saúde, são desencadeadas ações específicas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, que avalia os determinantes para ocorrência da doença no município, a incidência e outros fatores.

Construído no segundo semestre do ano passado, Guarulhos ainda possui um Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses, sendo que, no texto, também está programada a capacitação dos profissionais de saúde para atendimentos dos casos e ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

O projeto contém ainda informações como plano de ação e períodos de intervenção, unidades de saúde para atendimentos dos casos, grade de referência, ações de vigilância em saúde e controle vetorial, além de normas técnicas (fluxos de vigilância e manejo clínico). A pasta, no entanto, não afirmou quanto é gasto com as ações na cidade. De acordo com a Saúde, o combate às arboviroses é realizado tanto pela Atenção Básica como pela Vigilância em Saúde e os repasses financeiros são efetuados por blocos, o que impossibilita separar o valor específico com a dengue.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -