Atenção Plena: o que aprendi com essa técnica

Semana passada escrevi um artigo, como toda semana. Mas essa semana foi bem diferente, pois eu vinha de ausência no escritório por conta de treinamentos. E o começo da semana estava bem atribulada.

Por esses motivos escrevi o artigo bem rápido e conforme eu escrevia minha cabeça pensava em mil coisas ao mesmo tempo, mas aparentemente estava tudo sobre controle, “só que não”.

O dia continuou e desenrolei as tarefas do dia e lá pras 10 das noite eu verifico a página do jornal, já diagramada, do jeito que vai ser impressa e começo a ler o meu artigo. Pra minha surpresa, me deparo com um erro grotesco de português e depois mais um e até o final mais alguns. Fiquei de boca aberta pela quantidade de erros que deixei passar sem perceber. Foi quando me dei conta, percebi a causa do problema.

Eu não estava totalmente focado e com a minha atenção plena para aquela atividade. Meus pensamentos estavam voando, pensando em várias outras tarefas e por isso não me dei conta daqueles erros básicos. Fiquei um pouco frustrado, mas aprendi a lição que esse episódio me ensinou.

Aprendi que precisamos viver o momento, ter atenção plena no presente e nas tarefas que estamos desenvolvendo, desde as funções mais básicas do nosso dia a dia. Portanto, se prestarmos atenção no agora, teremos muito mais sucesso no nosso desenvolvimento e que podemos aprender muito com toda a situação do nosso dia, até as mais corriqueiras.

E com isso, comecei a usar um exercício que aprendi em um livro para que possamos ter mais atenção plena nas nossas atividades diárias. Esse exercício é bem fácil e podemos fazer em qualquer hora do dia. Ele só leva 8 minutos para praticá-lo e precisamos apenas de um lugar calmo e o mais silencioso possível.

Coloque o seu relógio para cronometrar 1 minuto por 8 vezes, parecido com rounds de boxe. Agora feche os seus olhos e com o relógio cronometrando 1 minuto, comece a falar apenas o número 1 e concentre-se no número 1. Por que quando qualquer outro pensamento invadir a sua mente, você vai parar e volta a pensar nos números, mas agora, começando a contar o número 2 e quando um outro pensamento infiltrar e vir à tona, você vai parar e começar com o número 3, assim por diante. Até quando você conseguir ficar somente no número referente ao minuto do relógio. Contar o número um no primeiro minuto inteiro, o dois no segundo minuto e assim por diante.

Com esse exercício você vai desenvolver atenção plena e concentração para estar focado em uma atividade que estiver realizando no agora. E com a pratica não deixar pensamentos atrapalharem o que você estiver fazendo.

Boa sorte!