Saiba quais são as vantagens de viajar em períodos de baixa temporada

Foto: pixabay
- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Embora seja uma escolha comum buscar viagens durante os períodos considerados de alta temporada, viajar durante a baixa temporada pode oferecer experiências mais relaxantes e momentos de maior tranquilidade aos viajantes. Além disso, planejar a viagem nesse período garante uma série de outros benefícios, que incluem economia financeira e melhora nos serviços ofertados.

Quando é a baixa temporada?

É considerada baixa temporada o período do ano em que um destino recebe menos visitantes. Essas épocas podem variar de acordo com uma série de fatores, como o país a ser visitado, o clima do local e até mesmo as férias escolares.

No Brasil, por exemplo, os destinos litorâneos, que têm o foco nas praias, costumam ter baixa temporada entre os meses de junho e setembro. Já para os destinos com clima frio, a baixa temporada geralmente ocorre entre os meses de fevereiro e maio, e de agosto até o final de outubro.

Apesar de o clima influenciar na escolha do destino, nem sempre ele impede que os visitantes aproveitem as atrações locais. Mesmo durante a baixa temporada, muitos destinos oferecem um clima agradável para explorar as atividades disponíveis.

Além disso, há uma série de outros benefícios que incentivam os viajantes a planejar suas viagens durante os períodos considerados de baixa temporada.

Mais tranquilidade durante a viagem

Viajar durante a baixa temporada garante mais tranquilidade e facilita o acesso aos pontos de interesse, especialmente os turísticos. É uma escolha ideal para quem busca momentos de relaxamento ou deseja explorar os locais mais populares da cidade sem enfrentar grandes multidões.

Serviços personalizados e atenciosos

Com a redução na procura e na competição por reservas, os serviços de hospedagens costumam disponibilizar acomodações de melhor qualidade a preços reduzidos durante a baixa temporada. Além disso, devido à menor movimentação, os serviços tendem a ser mais personalizados e atenciosos, garantindo melhora na experiência.

Ao contrário da alta temporada, quando é necessário fazer reservas em restaurantes com antecedência, em períodos menos movimentados, é possível escolher até mesmo os estabelecimentos mais populares sem a necessidade de enfrentar filas. Além disso, devido à menor circulação de turistas, as reservas para passeios turísticos também tendem a ser mais fáceis de conseguir sem um planejamento antecipado.

Valores mais atrativos

Uma das principais vantagens de viajar fora da temporada é encontrar preços reduzidos em passagens, hospedagens e atrações turísticas. Além disso, em períodos em que o destino recebe menos visitantes, é comum que os restaurantes locais diminuam os preços dos pratos, o que garante economia também na alimentação.

No caso das hospedagens, alguns hotéis e pousadas podem reduzir em até 50% os valores das diárias, quando comparados com períodos mais movimentados. Essa economia se torna atrativa principalmente para destinos que demandam de uma estadia mais longa.

Já para as passagens, com a baixa procura por viagens, é possível encontrar uma variedade de passagens aéreas em promoção para diversos destinos durante a baixa temporada. Além disso, ao adquiri-las com antecedência, a economia com a passagem pode ser ainda maior.

Fotos melhores

Por fim, uma das vantagens em optar por viajar na baixa temporada é aproveitar os pontos turísticos para registrar memórias. Com menos turistas na região, é possível fazer fotos e vídeos com tranquilidade, sem a necessidade de escolher ângulos específicos ou se preocupar com outros viajantes

- PUBLICIDADE -