Pouco do lixo eletrônico na cidade é reciclado

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Mesmo com os 20 Pontos de Entrega Voluntária espalhados por toda cidade, pouco do lixo eletrônico é reciclado em Guarulhos. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana, a quantidade do material é tão reduzida, que a contabilização é incluída na categoria de resíduos secos recicláveis.

Há ainda outra alternativa: da Green Eletron. Que disponibiliza pontos de entrega em todo estado. Os locais, que podem ser consultados pelo site, recebem notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, além de câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, entre outros.

A iniciativa sem fins lucrativos para receber aparelhos descartados pelos consumidores foi fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A empresa, porém, não possui dados por cidade.

Atualmente existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação que entrou em vigor em 2010. Entre os pontos estipulados pela lei está a obrigação da cadeia produtiva e de comercialização de produtos eletroeletrônicos, entre outros setores, de estabelecer um sistema de logística reversa. Ou seja, as empresas se tornaram responsáveis por garantir que o lixo gerado por seus produtos tenha um destino adequado.

Imagem: Divulgação/Pixabay

- PUBLICIDADE -