Representantes do Conselho Municipal da Comunidade Nordestina tomam posse

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Nessa terça-feira (23), no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), tomaram posse os novos representantes do Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina da Cidade de Guarulhos. Os representantes, escolhidos durante eleição realizada em dezembro do ano passado, assumem o mandato até 2021.

Presente à cerimônia, o secretário de Cultura lembrou a importância da função de conselheiro abrange a fiscalização da criação de mecanismos de divulgação da cultura nordestina em Guarulhos. “Eles podem, por exemplo, sugerir projetos de assistência ao migrante, bem como propagar usos e costumes nordestinos”, explica Vitor Souza, baseado em lei municipal.

A posse dos novos conselheiros marca a reativação e/ou continuidade de importantes conselhos municipais ligados à Secretaria de Cultura, como o Funcultura, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e o Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos (CMPHAACMG), além do próprio Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina, cujas atividades têm tido grande êxito desde a sua criação.

Também participaram do evento de posse dos novos conselheiros, José Herbert Seabra, atual presidente do Conselho; o poeta cordelista, Bosco Maciel; alunos da Escola Estadual Professor Frederico de Barros Brotero, que apresentaram com flautas canções nordestinas como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e do Grupo Almanaque do Conservatório Municipal de Guarulhos que, sob a coordenação do professor Norberto Queiróz, também apresentou repertório nordestino, com músicas de Baden Powell (“Berimbau”) e Hermeto Pascoal (“Forró Brasil”).

Nordestinos em Guarulhos

Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, a cidade de Guarulhos é a segunda maior do Estado de São Paulo em número de migrantes nordestinos. Esse processo migratório, que teve início ainda na época do império e se intensificou entre as décadas de 1950 e 1970, por conta da construção da rodovia Presidente Dutra, é responsável por um legado cultural riquíssimo, tanto na diversidade culinária quanto na música, usos e costumes.

Imagem: Divulgação/ PMG

- PUBLICIDADE -