Passageiros podem pagar tarifa na estação Aeroporto-Guarulhos com QR Code

SP - CPTM-ESTAÇÃO-AEROPORTO-GUARULHOS - GERAL - Movimentação de passageiros na estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, em Guarulhos (SP), nesta segunda-feira (29). 29/07/2019 - Foto: FEPESIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE -

Da Redação

Desde ontem os passageiros do Metrô e da CPTM poderão comprar com QR Code bilhetes unitários para acessar o sistema metroferroviário. O projeto-piloto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos será testado durante 45 dias em sete estações da CPTM e do Metrô. Na Linha 13-Jade o benefício está disponível na estação Aeroporto-Guarulhos.

A ação faz parte do plano da STM de modernizar os sistemas de pagamento de tarifas a fim de oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros e de reduzir custos operacionais das empresas vinculadas à pasta. O teste é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) e não tem custo para o Governo do Estado.

“Inovações tecnológicas são imprescindíveis hoje para termos mais eficiência na gestão pública e melhores soluções de mobilidade. A tecnologia pode e deve ser nossa aliada para racionalizar custos, tornar o sistema de pagamento mais seguro e oferecer mais qualidade e agilidade aos passageiros”, pontua o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

São dois bloqueios por cada estação com o validador. Serão vendidos bilhetes unitários para uso apenas no Metrô e na CPTM (não valem para integração com outros modais).

A compra pode ser feita com cartão de crédito pelo celular, por meio do aplicativo VouD, que pode ser baixado em lojas virtuais de Android e iOS. Depois, é só abrir o QR Code na tela do celular e passar nos bloqueios com validador nas estações que participam do projeto-piloto. Também é possível fazer a compra do código com cartão de débito nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações mencionadas. Após adquirir o QR Code, basta passar o código impresso nos bloqueios com leitores instalados.

Os bilhetes com QR Code serão válidos até 18 de outubro, durante o período de testes da tecnologia, mas a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente em 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código sofra danos.

Imagem: FEPESIL-ESTADÃO

- PUBLICIDADE -