Famílias e romeiros prestigiam a programação sacro-artística da Festa de Bonsucesso

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Uma festa com tradição sacro-artística que reúne manifestações culturais diversificadas. Quem passou pelo Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso no último final de semana para celebrar a 278ª celebração em louvor à padroeira teve a oportunidade de conferir uma das mais antigas comemorações sacras realizadas em território nacional. Como nas edições passadas, a Festa de Bonsucesso alcançou o objetivo de reunir um público com diferentes idades, composto de famílias inteiras que se deslocaram de todas as regiões da cidade e de outros municípios para manifestar sua fé e celebrar a arte.

Em meio a um ambiente pleno de entretenimento para toda a família, os devotos encontraram ainda artesanato e delícias culinárias. Além de fortalecer vínculos artístico-culturais por meio da oferta de atividades de diferentes linguagens, a participação de grupos e artistas da cidade durante o evento enfatizou a importância de agregar e reafirmar valores tradicionais.

De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, a festa ressalta importante vínculo emocional com a história de Guarulhos. “Estou feliz com a constatação de que nosso objetivo de garantir a continuidade desta tradição foi alcançada por meio da renovação de atrações que dialogam com o interesse das famílias, pessoas que puderam aproveitar inúmeras atividades, manifestações artísticas como a Feira de Artes &Artesanato, a exposição fotográfica Comunhão, no Centro de Cultura Popular Carpição, as atrações musicais e os eventos religiosos que fazem da Festa de Bonsucesso um grande legado cultural para a cidade”, comemorou Souza.

Fé, arte e tradição

Em mais de dois séculos de tradição, a descida do mastro e o aniversário da paróquia, que marcaram o início das celebrações no mês de julho e se manifestaram na realização da Noite das Artes e da Festa da Carpição, demonstram a renovação da fé dos devotos e reafirmam a continuidade de tais tradições.

A Festa de Bonsucesso também integra eventos cativos, como a carreata organizada pela Diocese de Guarulhos, a motorromaria com os motociclistas da cidade e a cavalgada da Associação dos Cavaleiros de Guarulhos (ACG), iniciativas responsáveis por agregar valores culturais de diferentes grupos e permitir sua perpetuação.

Durante os dois dias de evento, a Festa de Bonsucesso recebeu também atrações musicais no Rancho dos Romeiros, espaço em que a viola caipira, as comidas típicas e a chegada dos tropeiros mantêm viva acultura popular sertaneja. No comando da animação com suas violas, violões e sanfonas, Vera Bianca & Guaru, Leo Santos, Ronny e Ramon, Bueno, Presidente e Martinez, Thoshiuo e Leandro, Beira Mar e Valeria, João Vitor Costa, Kevin Tinti, Paulo Sergio e Dalan, Giovane Gandolfi, Gê Gonçalves e Reinaldo cativaram o público, que dançou e cantou quase à exaustão.

A Festa de Bonsucesso contou também com grandes shows no palco principal, espetáculos responsáveis por ampliar o conceito cultural do evento. No sábado, a viola caipira encantou o público com o repertório sensível da banda Quando o Inhambu Tocou no Meu Quintal e as poderosas melodias de grandes clássicos do rock com a banda Moda de Rock, além das saudosas canções da Orquestra de Violeiros Coração da Viola e do ritmo compassado d’Os Favoritos da Catira.

No domingo, o palco principal foi responsável pela transição cultural da música sertaneja para o forró pé-de-serra, com shows que agradaram aficionados de ambos os estilos, como Paulista Sertanejo, Vanessa Ajalla e Os Passageiros, Leila e Lucas e Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo.

Uma festa maior e melhor para todos

De acordo com Ricardo Balcone, diretor de Turismo de Guarulhos, é nítida a evolução da atual edição da Festa de Bonsucesso quando comparada com os anos anteriores. “Durante as pesquisas de estudo de demanda que realizamos, os visitantes da festa observaram positivamente itens como higiene e limpeza dos espaços, quantidade de banheiros químicos disponíveis, sinalização das vias de acesso, além de um nível de atrações mais diversificado, o que permitiu às pessoas aproveitar melhor o evento”, explicou.

Balcone registrou ainda a presença de pessoas que vieram de diversas cidades para participar das atrações da festa, como Mogi das Cruzes, Salesópolis, Itaquaquecetuba, São Paulo, Arujá, Santa Isabel, Mairiporã e Atibaia, e também de cavaleiros de outras regiões.

Os mapeamentos realizados pela Prefeitura de Guarulhos, ainda segundo Balcone, são importantes para que as próximas edições do evento tenham melhor infraestrutura e maior diversidade gastronômica, além de uma programação cultural mais completa com a incursão de diferentes linguagens artísticas.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -