Volvo inovou com o XC40 e até empresta carro

Quando lançou o XC40, no fim de 2017, a Volvo apresentou um conceito de negócio tão inovador para a época que causou estranheza na Europa e nos Estados Unidos. O modelo chegou aos mercados considerados como prioritários para o SUV por meio de um programa de assinatura similar ao de empresas de TV a cabo e celular.

O movimento (feito há apenas três anos, diga-se) prova que a marca sueca estava à frente do seu tempo. E que os conceitos, costumes e hábitos de consumo mudam de maneira cada vez mais acelerada.

“Essa é uma das mais importantes evoluções nas relações de consumo”, diz o consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa. Ele lembra que até recentemente era comum as pessoas quererem ter um ou mais carros. “Muita gente não dá mais importância para a posse. Esses consumidores perceberam que não precisam ser donos. Só querem usar o veículo.”

Diferentemente do que ocorreu na Europa e nos EUA, no Brasil o XC40 é vendido de forma convencional. Mas uma ação recente da Volvo no País (e inédita no mundo) também surpreendeu o mercado

No fim do ano passado, a marca lançou um programa de empréstimo de veículos na capital paulista. Batizado de Volvo Lovers, a ação permite que qualquer pessoa que tenha uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida possa ficar com um carro da marca por até quatro dias sem pagar nada.

Em entrevista exclusiva ao “Estadão”, o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, diz que não se trata de uma ação de vendas. Segundo ele, o objetivo da marca é mostrar ao maior número de pessoas possível como funcionam seus veículos eletrificados. Todos os Volvo vendidos no Brasil são híbridos – têm um motor a combustão e outro elétrico.

“Estamos em uma era revolucionária da indústria em que todos estão se movendo para a eletrificação. Queremos liderar esse processo. E proporcionar a qualquer pessoa o acesso para experimentar a tecnologia híbrida”, diz Ugo.

A ação é um enorme sucesso. Segundo informações da Volvo, 45 mil pessoas se cadastraram no site do Volvo Lovers e já há 1.400 reservas confirmadas até março. Esses agendamentos, aliás, se esgotaram em cerca de 40 minutos. A marca também informa que abrirá novas vagas todos os meses.

LINHA COMPLETA

Todos os veículos da linha Volvo à venda no Brasil foram incluídos no programa. Assim, os interessados puderem escolher entre os sedãs S60 e S90 e os SUVs XC40, XC60 e XC90. No total, a frota disponível para empréstimo conta com 100 carros.

A marca prometeu entregar todos os carros com o tanque de gasolina e a bateria completos. No caso do SUV compacto XC40, por exemplo, dá para rodar cerca de 50 km apenas no modo elétrico.