UNG homenageia líderes das religiões afro-brasileiras

Divulgação
- PUBLICIDADE - Anuncie

Clima festivo marcou a solenidade de entrega do certificado de menção honrosa

A Universidade UNG realizou mais uma solenidade de entrega do certificado de menção honrosa “Sociedade, Paz e Educação 2022”, no Anfiteatro F do campus Centro. Desta vez, a sessão extraordinária do Conselho Universitário da UNG homenageou os líderes das religiões afro-brasileiras de Guarulhos, pela atuação em prol da liberdade e tolerância religiosa.

Mais de 200 pessoas, entre autoridades e convidados, prestigiaram a cerimônia para representantes de templos, tendas e terreiros de umbanda e candomblé, bem como adeptos de tradições como jarê, terecô, xangô e batuque. Ao som dos atabaques, palmas e canto, os religiosos celebraram e se emocionaram com a iniciativa da UNG. Um dos homenageados foi o líder da Umbanda Juberli Varella, o Pai Varella, considerado um ícone das religiões de matrizes africanas no Brasil.

O reitor da Instituição, Yuri Neiman, destacou a importância da homenagem às religiões no ambiente acadêmico. “É um dia especial para todos nós. Parabéns pelo trabalho que todos vocês desenvolvem no sentido social, humano e de acolhimento. Todo o respeito da nossa comunidade acadêmica pela atuação das comunidades religiosas de matriz africana que, apesar das perseguições e preconceitos, têm a resistência como herança. Reconhecemos as comunidades religiosas e valorizamos o respeito às diferenças”, afirmou.

Além do reitor, a mesa de honra também foi composta pelo diretor de área da UNG, Bruno Corrêa; pela coordenadora do curso de Direito, Luciana Guimarães; pelo vice-presidente da OAB/Guarulhos, Dr. Rodrigo Prates; pela presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Guarulhos, Dra. Paula Moutinho; pelo coordenador do Instituto Carta Magna da Umbanda, Pai Ortiz Belo; e pelo coordenador Estadual do Instituto Carta Magna da Umbanda, Pai Miguel De Xangô . Na composição da mesa estavam ainda o coordenador do Nafro-PM, coronel Denilson Miotto; o representante da Imprensa dos Meios de Matrizes Africanas, Cosme Félix; e o líder da Umbanda Juberli Varella, o Pai Varella.A menção honrosa “Sociedade, Paz e Educação 2022” destaca nomes da sociedade pelos serviços em favor da população em diversas áreas: geração de emprego e renda, amparo psicológico/espiritual, amparo social a grupos vulneráveis, amparo à saúde e assistência social.

- PUBLICIDADE -