Tráfico de drogas é o principal motivo de apreensão de adolescentes na Fundação Casa em Guarulhos

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

O crime de tráfico de drogas é o que tem mais levado jovens para cumprirem medida socioeducativa nos três centros de Guarulhos (Casas Guarulhos, Guayi e Serra da Cantareira). Dos 158 jovens internos em outubro deste ano, 78 deles estavam envolvidos com a prática – representando 49% do total. Os dados foram obtidos pela Folha Metropolitana através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Na Casa Guarulhos e Guayi, o crime ainda foi o primeiro mais cometido, já na Serra da Cantareira, o roubo qualificado figurou como a principal ocorrência. Este último é também o segundo principal motivo que levaram os jovens a estarem privados de liberdade, já que 57 deles cometeram o ato – significando 36%.

Tráfico de drogas e roubo qualificado representam 85% dos crimes cometidos pelos internos. O restante (15%) se refere, por exemplo, a roubo e furto qualificado tentado, porte de arma de fogo, roubo simples, entre outros.

A Casa Serra da Cantareira possui os programas e medidas de internação provisória e internação sanção, enquanto as Casas Guarulhos e Guayí destinam-se apenas à medida de internação. Diante disto, 453 jovens foram encaminhados para cumprirem medida socioeducativa nos locais até setembro deste ano, sendo que 384 deles estiveram na Casa Serra da Cantareira.

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

- PUBLICIDADE -