Tem viagem marcada? Confira como se prevenir do coronavírus

Da Redação

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já atingiu mais de 125 mil pessoas no mundo. Dados divulgados nesta terça-feira (17) pelas secretarias estaduais de saúde contabilizam 301 infectados no Brasil.  

Quem está mais suscetível?  
O coronavírus e seus sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas acima de 50 anos e que possuam alguma doença crônica. Essa é uma das conclusões de um novo estudo publicado no The Lancet por pesquisadores da China.   

Aeroportos
Segundo o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, as pessoas não devem parar a vida por conta do vírus. No entanto, é importante manter bom senso e evitar novas viagens para locais de risco.    

São Paulo possui o maior número de suspeitas por ser a cidade mais populosa do país, com 12,2 milhões de habitantes, principal centro econômico do país, situação que se agrava com o embarque e desembarque de pessoas de toda parte do mundo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Após confirmação de casos no Brasil, funcionários do Grupo Albatroz, prestadora de serviços de segurança, foram orientados a usar máscaras descartáveis e luvas. Já os colaboradores que atuam próximo a embarque e desembarque de voos internacionais, fazem o uso de respirador N95 FF2 e luvas não cirúrgicas.

Dicas de Prevenção

  • Lavar as mãos por, no mínimo, 20 segundos em água corrente e com sabão;
  • Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal;
  • Cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descartar o material em local adequado);
  • Manter a ventilação em ambientes fechados;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar deslocamentos enquanto estiver doente;
  • Ao viajar para locais com circulação do vírus, evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos) e circular em mercados de animais e seus produtos.