SPD recebe nove denúncias de violência à comunidade LGBTI pelo Disque 100

Rio de Janeiro - 22ª Parada do Orgulho LGBTI, na Praia de Copacabana. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Desde abril do ano passado, início da parceria com o Disque 100, a Subsecretaria de Políticas da Diversidade (SPD) recebeu nove denúncias referente à violência contra pessoas da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (LGBTI).

Em 2018, as denúncias resultaram um total de sete casos, envolvendo dois gays, duas lésbicas e três transexuais. Já nesse ano dois: um gay e um Transexual. Segundo a SPD, as denúncias incidem na discriminação e agressão psicológica, além de uma ocorrência de tráfico da pessoa entre estados do Brasil.

Em casos mais graves, logo que a denúncia chega, a equipe da SPD já é mobilizada para apurar e providenciar o suporte necessário para o denunciante. Em outros, é enviado uma carta solicitando o comparecimento na secretária para analisar os fatos e dar continuidade com os órgãos responsáveis. Há situações que podem ser encaminhadas a delegacias, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), entre outros.

Antes da parceria, o denunciante deveria ligar no Disque 100, onde aguardava em uma fila de respostas de todo o Brasil para obter um posicionamento, atualmente a SPD retirou a responsabilidade Federal e cuida diretamente dos casos, com denúncias que também são feitas pelo Whatsapp 94182-4619, ou pelo e-mail denunciasdiversidade@guarulhos.sp.gov.br, além de presencialmente na sede da Subsecretaria de Políticas da Diversidade, na rua Claudino Barbosa, 313, no Macedo.

Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -