Sesc São Paulo amplia oitava edição da Jornada do Patrimônio com passeios a lugares históricos e pouco conhecidos da cidade

- PUBLICIDADE -

Sesc São Paulo participa da 8ª Jornada do Patrimônio – Tão perto, tão longe, promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico, nos dias 20 e 21 de agosto. Entre os destaques, estão passeios em locais pouco conhecidos da capital, palcos de importantes histórias. A programação acontece em diversas regiões da cidade, em especial nos bairros mais afastados do centro, e tem por objetivo estimular o intercâmbio cultural, destacando a memória social e o patrimônio material e imaterial, com temáticas que não estão no foco das discussões tradicionais.

Do Sesc Pinheiros, parte um ônibus para visita à fábrica de cimento no bairro de Perus, que foi palco de greve histórica de trabalhadores em plena ditadura militar. A paralisação dos operários, que este ano completa 60 anos, durou de 1962 a 1969 e ficou conhecida como a Luta dos Queixadas. O Sesc Santana organiza um passeio pelo MAAU — Museu Aberto de Arte Urbana — um conjunto de grafites nos pilares que sustentam o trecho elevado da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, nazona norte; e a unidade Itaquera promove uma incursão pelos espaços ocupados pela população negra na zona leste, em especial dos bairros Penha, Vila Matilde e Vila Esperança.

Entre as atividades e passeios, também tem um roteiro cultural a pé pelo bairro da Luz, oferecido pelo Sesc Bom Retiro. Os visitantes percorrem o quadrilátero do Largo General Osório, onde fica a Sala São Paulo. A programação do Sesc é gratuita, voltada a todos os públicos e envolve nove unidades (24 de Maio, Avenida Paulista, Bom Retiro, Centro de Pesquisa e Formação, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana).
 

Além disso, o SescTV exibe sob demanda episódios da série Monumentos, quepropõe aguçar o olhar e a sensibilidade do público para uma leitura dos mais diferentes vestígios do passado. Marcando a ideia central desta edição da Jornada, a série Cartazes turísticos: Tão perto, tão longe traz cartazes virtuais criados pela ilustradora e quadrinista Marília Marz, que retratam importantes lugares de memória paulistanos, e que nem sempre fazem parte do repertório turístico. Inspirados em cartazes popularizados no Brasil desde a década de 1950,ficam disponíveis para impressão na plataforma Sesc Digital.

Por meio desta iniciativa, o Sesc reafirma seu alinhamento com uma política de valorização e preservação da memória e do patrimônio que se efetiva pela preservação e disponibilização de seus acervos e edificações de interesse histórico, bem como pela promoção de iniciativas de viés socioeducativo sobre o assunto. “Trata-se de construir as condições para o entendimento das várias camadas que constituem nosso passado, como pressuposto para uma atuação mais inclusiva no tempo presente”, destaca Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.
 

Destaques da programação

Atividades presenciais
 

Sesc 24 de Maio
visita mediada
Tão Perto do Céu, Tão Longe do Mar: as Diversas Vistas de um Mirante
Nessa visita, o público será convidado a caminhar por espaços da unidade, em busca de paisagens da cidade até chegar ao topo da construção: no mirante. A cada novo andar, a vista ganha formas e o público vai se aproximando das diferentes camadas visuais que compõem o território em que o Sesc 24 de maio está localizado. O que é centro, o que é periferia? Quais as vistas da cidade do passado? Vamos olhar para a cidade e desvendar suas diferentes vistas.
Com Vanessa Lima, que é educadora e historiadora, com extensão em patrimônio cultural, pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve projetos educativos em centros culturais, museus e unidades do SESC-SP. Atualmente está como coordenadora do núcleo educativo, do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Na sua produção propõe dispositivos de mediação que ampliam o debate sobre Patrimônio Cultural e as interfaces entre arte, cidade, memória e educação. Participou do projeto de residência educativa no Sesc Pompéia (2018). É coautora da publicação Caminhando a paulista: pequeno manual da(o) historiador(a) da cidade.
Livre. Local de encontro: Praça do térreo.
Data e Horário: 20 e 21/8, sábado e domingo, das 15h30 às 17h (encontros independentes)
Inscrições: Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. Máximo de 15 pessoas por horário

Sesc Bom Retiro
circuito
(P)Artes do Bairro da Luz – Um Passeio Artístico pela Região
Roteiro a pé pelo quadrilátero em torno do Largo General Osório (Luz), onde as linguagens artísticas serão abordadas: Memorial da Resistência (memória e patrimônio); Estação Pinacoteca (artes visuais) e Teatro de Contêiner Cia. Mungunzá (teatro). Abordaremos ainda, a história da Boca do Lixo (cinema). Encerraremos nosso passeio na EMESP – Escola Tom Jobim (música).
Data e Horário: 20/8, sábado, das 9h às 13h
Inscrições: até 15/8. 25 vagas

Sesc Itaquera
passeio
Ancestralidade Negra na Borda Leste da Pauliceia
Nesse roteiro o grupo terá a oportunidade de conhecer alguns espaços ocupados pela população negra na cidade de São Paulo, destacando-se os bairros da Penha, Vila Matilde e Vila Esperança. Tais regiões são mencionadas pelo sambista e compositor Geraldo Filme, como sendo espaços de tradição e organização, bem como de protagonismos em diferentes áreas. Este passeio revela a presença e importância histórica da população negra discorrendo sobre as formas de sociabilidade, lazer, organização política e as estratégias de luta contra o racismo nas primeiras décadas do século XX.
Com acompanhamento especializado do ANGANA – Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros em São Paulo. Almoço não incluso.
Ponto de Encontro: Área de Convivência do Sesc Itaquera. Gratuito.
Data e Horário:21/8, domingo, das 8h30 às 17h
Inscrições: até 15/8

Sesc Pinheiros
passeio
Fábrica de Cimento Portland Perus – Trilha Memória Queixada
No limite noroeste da cidade de São Paulo, comunidade e território se unem em torno de uma memória comum: a da Fábrica de Cimento de Perus. Atividades culturais, como este roteiro, fazem parte da estratégia de luta dos moradores pela preservação de sua memória.
Data e Horário: 20/8, sábado, das 9h às 18h
Inscrições esgotadas. 25 vagas

Sesc Santana
circuito
Grafite ZN
O MAAU — Museu Aberto de Arte Urbana — é um conjunto de grafites nos pilares que sustentam o trecho elevado da Linha 1-Azul, do Metrô de São Paulo. Estão localizados no canteiro da Avenida Cruzeiro do Sul, entre as estações Portuguesa-Tietê e Santana. O roteiro traz a história do Museu, e do grafite em São Paulo, e em especial o da Zona Norte.
Com Binho Ribeiro, artista.
Ponto de encontro: Sesc Santana. Em caso de chuva, o roteiro será mantido. Número de vagas regulares: 15
Data e Horário: 20/8, sábado, das 9h às 13h
Inscrições: até 15/8
 

Atividades on-line
 

Sesc Digital
ação virtual
Cartazes turísticos: Tão Perto, Tão Longe
Cartazes virtuais criados pela ilustradora e quadrinista Marília Marz, inspirados pelos tradicionais cartazes turísticos populares no Brasil a partir da década de 1950. Nesta proposta, os destinos serão lugares de memória paulistanos não reconhecidos como atrativos turísticos, mas com camadas diversas de memórias. Os lugares escolhidos para conhecer com olhos de viajante são: Ilha do Bororé, Perus, Jardim Maria Amália, Penha, Jardim Nordeste, Liberdade, Bixiga, Carandiru e República.
Disponíveis na plataforma do Sesc Digital.

SescTV
ação virtual
Monumentos
A série propõe aguçar o olhar e sensibilidade do público para uma leitura dos mais diferentes vestígios do passado: monumentos, coleções, saberes, ruínas, relíquias, entre outros que são referências culturais para um ou mais grupos sociais. Direção: Paulo Pastorelo e Lucília S. Siqueira. Livre. Exibições às segundas, 20h, terças, 11h, quartas, 15h, quintas, 21h e domingos, 19h e também sob demanda no site (clique aqui). 


Serviço

Sesc São Paulo na Jornada do Patrimônio 2022 – Tão perto, tão longe

Quando: 20 e 21 de agosto, sábado e domingo

Unidades do Sesc participantes: 24 de Maio, Avenida Paulista, Bom Retiro, Centro de Pesquisa e Formação, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Vila Mariana, Sesc Digital e SescTV.

Inscrições: até 15 de agosto, presencialmente ou pelo Portal Sesc SP, exceto o Sesc 24 de Maio e o Sesc Pompeia, que serão por meio de retirada de ingressos 30 minutos antes no dia da atividade.
Grátis.
Programação completa: clique aqui. 


Sobre a Jornada do Patrimônio
 

A Jornada do Patrimônio é um evento organizado anualmente, desde 2015, pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – DPH/ SMC/PMSP, com o objetivo de compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano em seus distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade. O Sesc em São Paulo participa desde sua primeira edição, sempre por meio do Turismo Social.

Instituída pela Lei Municipal nº 16.546/2016, oferece uma extensa programação de roteiros, bate-papos, encontros, oficinas e visitas em imóveis históricos localizados em toda a cidade, buscando estimular a população a (re)conhecer os bens patrimoniais que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.

- PUBLICIDADE -