
Mayara Nascimento
Há muito trânsito no bairro São João e nos horários de pico, considerados das 7h às 10h e entre as 17h e às 20h, a falta de semáforo congestiona ainda mais as ruas do bairro. No cruzamento da rua Bela Vista do Paraíso com a avenida José Brumatti, a falta de sinalização já causou até acidentes.
Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) somente esse ano foram registrados seis acidentes. No ano passado nove veículos se envolverem em acidentes no mesmo cruzamento. Apesar dos dados, a STT informou que ainda não há estudos para a implantação de um semáforo no local.
Além da falta de semáforos, outro problema na região é a ausência de faixas de pedestres. O cruzamento da avenida Marcial Lourenço Serôdio com a rua Igrejinha possui faixa de pedestres, mas sem sinalização semafórica. O local se encontra perto de duas escolas, a EPG Cândido Portinari e a EPG Carlos Drummond de Andrade.
Segundo o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro, os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, mas isso nem sempre é respeitado pelos motoristas, que avançam o cruzamento sem dar preferência aos que esperam para atravessar.
Um outro cruzamento próximo com o mesmo problema é na avenida Florianópolis com a avenida Riachuelo.
Imagem: Divulgação/Fotos Públicas