Sabesp renova sistema das ETAs de Guarulhos para melhorar qualidade e distribuição da água

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem investido na renovação do sistema de abastecimento e distribuição de água em Guarulhos para cumprir a meta de garantir o atendimento total da população até o aniversário da cidade em 8 de dezembro.

Dessa forma, a companhia tem realizado melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Tanque Grande e Cabuçu, que atualmente produzem, juntas, 360 litros de água por segundo. Em janeiro a produção era de 285 l/s, ou seja, teve um aumento de 75 l/s.

Com as melhorias realizadas ao menos 900 mil pessoas não enfrentam mais o rodízio de água desde o início deste mês. Para que o fim do rodízio seja possível, a companhia tem realizado diversas obras na cidade, entre elas estão duas implantações de adutoras: 9km da Ermelino Matarazzo, além de 4,5 Km do Cecap até Lavras. “É um investimento gigantesco em obras de abastecimento. Temos obras por toda a cidade. É um trabalho árduo, mas com muitos avanços. Por exemplo, não havia uma conexão central no Cecap e agora, com a intervenção, vai ser possível uma vazão maior”, destacou Debora Pierini Longo, superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio Norte. Outra obra é a ampliação do reservatório do Bonsucesso.

“O trabalho em equipe da Sabesp com o Saae conseguiu aumentar a vazão das ETAs e assim garantir maior regularidade no abastecimento para a população”, explica André Góis, gerente de Departamento de Tratamento de Água Metropolitana da Sabesp.

- PUBLICIDADE -