Saae conta com 12 fiscais para averiguar desperdícios de água na cidade

- PUBLICIDADE - Anuncie

Pedro Lacerda

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos começou a contar, a partir de ontem, com uma equipe de 12 fiscais da empresa para verificar o desperdício de água por parte dos cidadãos.

A ação faz parte de decreto publicado no Diário Oficial do município no mês passado que determina multa de R$ 210,54 para quem for flagrado utilizando água potável para lavar carros, garagens, calçadas, pátios, fachadas de prédios, irrigação paisagística e enchimento e troca de água de piscinas, entre outros.

A exceção se dará quanto for utilizada água de reuso, o reaproveitamento de água de máquina de lavar, poço ou de aproveitamento de água de chuva, desde que comprovada a origem do líquido utilizado.

Os agentes do Saae circularão por todos os bairros da cidade para checar estas situações. Caso o cidadão seja multado, terá 30 dias para recorrer se comprovar que a água era proveniente de sua reutilização, como por exemplo, águas de chuva. Se não conseguir justificar o uso indevido, o valor será aplicado em sua própria conta de água.

De acordo com o Saae, o consumo de água aumentou 30% na cidade entre junho e julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado e retrasado. A justificativa para aplicação das multas se dá por conta do baixo nível dos reservatórios que abastecem a região, além do aumento de consumo feito pela população.  Em São Paulo, por exemplo, esta lei vigora desde julho e o valor aplicado para multa é de R$ 250.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -