Rio Baquirivu poderá receber piscinão com capacidade de 600 m³

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino              

Para amenizar as cheias em Guarulhos o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) está em tratativas com a cidade para viabilizar uma área onde será implementado um piscinão no rio Baquirivu-Guaçu, com capacidade de 600 m³. A construção será realizada pelo DAEE, em parceria com a prefeitura, que viabilizará a área e a manutenção do equipamento.

Mesmo com a possível obra, o governo do estado segue com as intervenções de canalização, alargamento e aprofundamento de 2,7 quilômetros do Baquirivu-Guaçu. Para que isso seja possível está sendo realizado um investimento de RS 52,1 milhões. Com início em janeiro de 2018, a previsão de finalização está para julho deste ano.

A obra é realizada pelo DAEE através do programa Várzeas do Tietê e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trecho beneficiado vai da foz do rio Baquirivu-Guaçu com o rio Tietê até as alças de retorno da avenida Natália Zarif, próximo ao Parque Cecap.      

O trecho ainda cruza as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. O projeto também inclui a readequação da ponte na rua José Marques Prata. O novo canal tem perfil trapezoidal no trecho inicial, 1.620 metros, com 45 metros de largura e 5 metros de profundidade, e perfil retangular no restante, o que permitirá uma vazão de 240 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -