Procuradoria realiza evento alusivo ao Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Divulgação
- PUBLICIDADE -

Trabalhos contaram com palestra sobre violência psicológica e depoimentos de mulheres vítimas de violência doméstica

Na manhã desta sexta-feira (25), a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Guarulhos realizou um evento em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado no dia 25 de novembro. A mesa de trabalhos foi composta pelas vereadoras Carlinda Tinôco (Republicanos), Vanessa de Jesus (Republicanos), Janete Rocha Pietá (PT), Márcia Taschetti (PP) e Sandra Gileno (Patriota), pelo vice-prefeito Jesus Roque de Freitas, pela deputada federal Maria Rosas, pela delegada Luciana Lopes e por Dalila Figueiredo, presidente da ASBRAD (Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude).  

Cada participante da mesa falou sobre um tema relacionado à violência contra as mulheres, como violência doméstica, violência obstétrica, violência contra a mulher na política, entre outros. O evento também contou com a presença de representantes da Patrulha Maria da Penha, dos vereadores Welliton Bezerra (PRTB), Geraldo Celestino (PSC) e Luís da Sede (PSD), além de outras autoridades. 

A psicóloga Fernanda Coimbra deu uma palestra sobre violência psicológica. De modo geral, ela abordou pontos como: relacionamento abusivo, a legislação que versa sobre a violência contra as mulheres, definição de violência psicológica, o atendimento de mulheres vítimas dessa violência, condutas de violência psicológica e o ciclo de violência contra a mulher.  

Durante os trabalhos, duas mulheres deram seus depoimentos de como sofreram violência doméstica e conseguiram buscar ajuda para sair da situação em que se encontravam. Elas relataram como foi o atendimento realizado pela Delegacia da Mulher, pela Patrulha Maria da Penha e pela Procuradoria da Mulher do Legislativo.  

Carlinda Tinôco, procuradora especial da Mulher, considerou o evento importante e marcante. “Além da nossa fala, tivemos aqui excelentes testemunhos que venceram a violência contra a mulher. Logicamente, muitas ainda estão buscando essa recuperação, mas, com a Procuradoria da Mulher aqui na Câmara ligada às redes de Guarulhos, nós teremos solução porque a mulher não precisa ficar sofrendo. A mulher tem que expor sua necessidade, buscar ajuda, porque a cidade de Guarulhos tem suas redes preparadas para acolher”, disse a parlamentar.  

- PUBLICIDADE -