Prefeitura implanta calçadas acessíveis no Macedo

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

A prefeitura implantou ontem o projeto piloto de calçada acessível no quarteirão formado pelas ruas Alberto Hinoto Bento, da Penha, avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo e rua Michael Andreas Kratz, no Macedo. Idealizada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, a calçada acessível propõe melhorar a mobilidade urbana na cidade, principalmente das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A meta é replicar em outras localidades do município.

Além dos serviços de sinalização de solo, implantação de redutores de velocidade, piso tátil nas travessias e ponto de ônibus, rebaixamento de guias em todo o quarteirão e criação de rotas acessíveis, o projeto incluiu paisagismo com plantação de árvores no entorno. Além da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, o projeto contou com parceria da Proguaru e das secretarias do Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade Urbana e Obras.

Todos os melhoramentos foram aprovados por alunos que frequentam o projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), como Juliane Almeida Tavares e Thiago Nascimento Almeida, ambos com deficiência visual e que participaram da inauguração da calçada acessível na manhã desta quinta-feira. Para Juliane, a nova calçada dá mais autonomia para o deficiente visual ou cadeirante. “Tem mais firmeza pra achar os obstáculos, principalmente na travessia. Em Guarulhos e São Paulo deveria ter mais calçadas acessíveis, pois muitas vezes precisamos pedir a ajuda das pessoas”, afirmou.

Presente na implantação do projeto, o prefeito Guti reconheceu a importância de ele ser estendido a outros locais da cidade. “Somente quem enfrenta mais dificuldade em acessibilidade entende o valor da calçada. É importante que os espaços públicos sirvam as pessoas, principalmente as que têm mobilidade reduzida, e que cada vez mais essas pessoas sejam acolhidas de forma melhor”, disse o prefeito.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -