Óbitos no trânsito de Guarulhos caem 42,8% em maio


O número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em Guarulhos caiu de 14 para oito, o que representa uma queda de 42,8% na comparação entre os meses de maio de 2022 e 2021. A informação foi publicada nesta segunda-feira (20) pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP) e já consta na página do Observatório de Segurança Viária da Prefeitura de Guarulhos (https://portaldotransito.guarulhos.sp.gov.br/observatorio-de-seguranca-viaria-da-prefeitura-de-guarulhos), na qual também podem ser encontrados mais detalhes, como sexo e idade das vítimas.

O resultado positivo remete às ações educativas, de fiscalização e de sinalização de vias realizadas com frequência pela Prefeitura. “Nosso objetivo é zerar os óbitos no trânsito em Guarulhos. Para isso, temos realizado diversas ações de educação para todos os públicos, mas principalmente junto aos mais vulneráveis, que são os motociclistas e os pedestres. Outros pontos importantes para a redução no número de acidentes são a sinalização das vias e as blitze da Lei Seca, que realizamos em parceria com as forças policiais estaduais e federais também com órgãos como o Instituto Médico Legal”, afirma Luigi Lazzuri Neto, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana.

Desde o início deste ano a Prefeitura implantou 446 e 461 pontos de sinalização vertical e horizontal em vias, respectivamente. No mesmo período foram realizadas 37 ações educativas sobre segurança no trânsito, como palestras e intervenções, 151 publicações em redes sociais e 4,5 milhões de mensagens sobre o tema nos painéis de mensagens variáveis situados em diferentes pontos da cidade. A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana estima que, somadas, as ações tenham chegado a cerca de 887 mil pessoas diretamente e a mais de 1,1 milhão de forma indireta.

- PUBLICIDADE -