O checklist da reforma: 9 itens que você não pode esquecer

Order Checklist criteria Clipboard Questionnaire Form List

Da Redação

Olá pessoal, sou o Rafael Lima e quero compartilhar com você, mais uma dica em nossa série de reformas e reparos. Acredito que com todas as dicas que dei até aqui, você já deve ser o herói da família, e um expert em pequenos reparos e por isso, acho que podemos ir para um próximo nível de dicas, baseadas em minha experiência nas reformas executadas pela minha empresa, a ERJ, além das que você tem me sugerido aqui pelo canal da Folha Metropolitana, ou em nossas Redes Sociais.

Antes de começarmos esta nova série de dicas, quero compartilhar com você aqui, um exclusivo checklist de coisas que precisa fazer antes de começar sua reforma, que criei junto com nossos engenheiros e arquitetos pensando nas principais dificuldades que você enfrenta durante sua reforma por não ter atentado à pequenos detalhes. Vamos lá:

  1. Antes de iniciar, tenha certeza de que o reforma que deseja realizar é realmente simples pois as vezes, contratar um profissional sai bem mais barato do que consertar o prejuízo. Às vezes, colocar uma tomada pode ser fácil, desde que não tenha que quebrar nenhuma parede. Portanto, esta é a 1ª dica: Veja se sua reforma realmente não precisa de profissionais especializados para realiza-la.
  2. Escreva o que deseja fazer, tire medidas, rabisque, faça rascunhos e converse com toda a família pois toda reforma fica mais cara se você resolver mudar alguma coisa no meio do caminho. Anote o que você espera com esta reforma, quais benefícios ela trará para sua família e exatamente o que você não gosta no estado atual.
  3. Agora, com a ideia em mãos, é hora do Projeto. Ainda que você não saiba desenhar, riscar em um papel como você imagina a reforma pode ajudar bastante. Uma dica é pegar uma régua destas escolares e considerar cada centímetro como se fosse um metro (isso se chama escala). Aqui na ERJ, antes de começarmos uma reforma apresentamos um projeto em 3D para que nossos clientes vejam logo no início, como sua reforma irá ficar.
  4. Verifique ainda, quais são as condições de iluminação natural e artificial, ventilação e acessos, conferindo se após a reforma, nada disso causará desconforto a ninguém.
  5. Já sabendo o que precisa fazer, faça uma lista estimada das ferramentas e materiais que precisará para executar a reforma. Nestas horas, sempre é recomendável consultar um profissional para não comprar nem em falta nem em excesso.
  6. Compartilhe suas ideias. Chame amigos e parentes para olharem seu projeto e pergunte-lhes o que acham, pois nem sempre atentamos para todos os detalhes, e uma terceira opinião nesta hora costuma ser bem útil.
  7. Pesquise ideias na web. O Pinterest, por exemplo, tem sempre grandes ideias que podem ajudar a você a escolher a decoração e até mesmo o tipo de reforma.
  8. Faça um cronograma, descrevendo as tarefas e o prazo que você acredita que cada uma delas irá tomar. Desenhe um plano B para caso o dinheiro ou o prazo estimado acabe.
  9. Por fim, este é apenas um primeiro checklist que criamos mas nossa equipe já está preparando uma serie de materiais que vão te ajudar muito na hora de construir ou reformar. E, precisando de uma opinião profissional, chame a ERJ para fazer da sua reforma, uma obra de arte.

Grande abraço e até a próxima!

Imagem: Divulgação