Notificações de estupro crescem 16% no município em 2018

Da Redação

Balanço de ocorrências policiais divulgado ontem pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostra que o número de homicídios, latrocínios, roubos e furtos caíram em Guarulhos no mês de junho. No entanto, o número de notificações de estupro apresentou crescimento de 16% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2017.

Segundo os dados, foram notificados 182 casos de estupro entre janeiro e junho de 2018. Em igual período do ano passado, foram contabilizados 156 casos. Ainda assim, o número entre maio e junho deste ano apresentou queda caindo de 27 para 24 casos.

Neste ano, a maioria dos casos e estupro ocorreram com vulneráveis – menores de 14 anos, que não tem discernimento para a prática do ato ou que não pode oferecer resistência. No total foram 134 casos registrados, sendo 21 no mês de junho.

O município acompanhou uma tendência estadual de queda nos principais indicadores. O número de homicídios dolosos caiu de nove no mês de maio para sete em junho. Já os roubos apresentaram queda de 652 para 613; roubo de veículos caiu de 214 para 182. Já os furtos caíram de 808 em maio para 747 no mês passado.

Neste mês, a secretaria informou que, em atendimento à legislação eleitoral, os números foram divulgados apenas em seu site, sem a coletiva de imprensa que era realizada todos os meses para apresentação do balanço.

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil