Na contramão da lógica, ACE Guarulhos realiza festa de confraternização em São Paulo

Divulgação
- PUBLICIDADE -

A ACE – Associação Comercial e Empresarial, fundada em 16 de julho de 1963, foi criada com o intuito de participar ativamente do desenvolvimento econômico, político, social e cultural de Guarulhos, acompanhando e vivenciando os fatos históricos mais marcantes do município. Sua missão é representar, defender e atender os comerciantes, prestadores de serviços, industriais e profissionais liberais da cidade, oferecendo serviços de apoio, agregando valor ao associado e promovendo o desenvolvimento socioeconômico local. Um de seus papéis fundamentais na comunidade é a luta e defesa do micro, pequeno e médio empresário, atuando como representante deste importante segmento, especialmente junto ao Poder Público.

Em seus 59 anos de existência, a entidade sempre promoveu campanhas para prestigiar os comerciantes e empresários da cidade, como a famosa “Compre em Guarulhos”, que incentiva os consumidores guarulhenses a fazerem suas compras aqui no próprio município principalmente nas datas comemorativas de grande movimentação no comércio, como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Natal, e agora mais recentemente na Black Friday, dentre outras.

Esse é e sempre foi o grande objetivo da ACE-Guarulhos. Porém, apesar dos gigantescos esforços de todos os ex-presidentes que já comandaram a entidade desde a sua fundação para promover especificamente o município, esse ano, o atual presidente, Silvio Alves, também conhecido como Silvio do “X”, apresenta uma inovação um tanto quanto diferente, para não falar esquisita. A ACE- Guarulhos realizará sua festa de confraternização de final de ano no próximo dia 30 de novembro, num espaço localizado na cidade de São Paulo, fora dos limites de Guarulhos.

O assunto virou polêmica entre alguns associados, uma vez que a decisão dá a entender que o município não possui locais apropriados para eventos dessa natureza, o que não é verdade. Segundo o ex-presidente da ACE-Guarulhos, conselheiro nato e associado, Jorge Taiar, essa decisão de fazer a festa guarulhense em São Paulo é muito estranha: “Mesmo que a entidade possua associados instalados nos municípios vizinhos, o compromisso da ACE é com Guarulhos. Uma atitude dessas compromete as campanhas tradicionais que são feitas há décadas, onde sempre pedimos para os guarulhenses prestigiarem o comércio local. Eu nunca tinha visto isso acontecer em nenhuma Associação Comercial de São Paulo. Isso desprestigia o empreendedor e toda classe comercial e empresarial da cidade. Se o atual presidente queria inovar, conseguiu, só que de forma negativa. Fica aberto um precedente preocupante, já que não é isso que a entidade prega. Pode até ser legal, mas na minha visão é imoral”, declarou.

Em outro posicionamento bastante claro, a Folha Metropolitana também constatou que outro ex-presidente, Wilson Lourenço, tem a mesma visão: “comprar em Guarulhos é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Temos vários centros comerciais e de serviços, além dos shoppings centers e áreas gastronômicas com tudo o que os consumidores precisam. Ao longo dos anos vimos que várias redes do varejo se instalaram, gerando emprego e renda para os que aqui vivem. Devemos lembrar que os recursos públicos se originam dos impostos recolhidos na cidade, ou seja, quanto mais movimentado o comércio, serviços e a produção das indústrias, melhor para a cidade”, destacou.

Como visão, a ACE-Guarulhos deve ser reconhecida pela classe empresarial como um instrumento imprescindível para o fomento da sua atividade econômica. “Hoje o associado está sentindo falta de uma defesa institucional. Tempos atrás a entidade entrava em debates públicos como a implantação da taxa de iluminação, lei do zoneamento e uso de sacolas plásticas, dentre outros temas. Vejam o IPTU, por exemplo! Desde que o atual prefeito assumiu, não tivemos aumentos, mas daqui dois anos seu mandato acaba. Por que ninguém da ACE já está se adiantando em estudar a planta genérica, já que o reajuste certamente ocorrerá com um novo prefeito em 2025? Respeito o estilo de cada presidente, mas é muita festa e um distanciamento enorme dos assuntos que realmente interessam e preocupam”, opinou.

Em resposta aos questionamentos do jornal Folha Metropolitana, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos informa que a 10ª edição do evento “Café com Negócios”, no dia 30 de novembro, será realizada nas dependências de um associado à ACE-Guarulhos, que cedeu o espaço sem custos para a entidade.

Reitera que sim, a ACE tem como princípio fomentar negócios em Guarulhos. E o faz! Tanto que as nove edições anteriores do evento foram realizadas na cidade: na própria ACE ou em espaços de associados (ACE – agosto/21; Universidade São Judas – setembro/21; Colégio Torricelli – outubro/21; Colégio Carbonell – novembro/21; Clube Vila Galvão – dezembro/21; Faculdade Progresso – fevereiro/22; Itavema Renault France – abril/22; Vigorito – junho/22; Toyota Quality – setembro/22).

Os demais eventos da entidade, como o ACExpo, o ACExperience, os eventos do CME, entre outros, também foram realizados no município.

Vale salientar que são os próprios associados que solicitam a realização do Café com Negócios em suas dependências. E que o critério usado para a escolha é técnico e envolve o tamanho e as condições logísticas para o evento, que tem mobilizado muita gente e se tornou o maior encontro de geração de networking e negócios da região.

Importante também reforçar que, além de fomentar negócios em Guarulhos, a ACE fomenta os negócios de nossos associados, que são a razão de ser da entidade. E temos associados com endereço fora de Guarulhos, mas nas proximidades do limite entre os municípios.

- PUBLICIDADE -