MPF acompanha o enfrentamento da covid-19 por Guarulhos e cidades vizinhas

- PUBLICIDADE -

Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações das Secretarias de Saúde de Guarulhos e de outras 11 cidades próximas sobre as medidas que têm sido tomadas no combate à covid-19. O MPF quer saber o que os gestores municipais estão fazendo para conter a disseminação do novo coronavírus na região e tratar os pacientes que já tenham sido diagnosticados com a doença.

Além de Guarulhos, os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano receberam a requisição de informações.

O MPF pede que as Secretarias de Saúde esclareçam o número de leitos disponíveis para a internação de pacientes com a covid-19 e quais unidades hospitalares estão aptas a atendê-los nessas cidades. A Procuradoria quer saber também se pessoas que estão em isolamento domiciliar devido ao resultado positivo nos testes para a doença têm sido monitoradas, inclusive quanto à higienização do ambiente doméstico e ao descarte de resíduos.

Os gestores deverão informar ainda se há estoque suficiente de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde, bem como se está prevista a entrega de itens de prevenção à população, como álcool em gel. O MPF pede também que os municípios indiquem se o atendimento remoto a pacientes (telemedicina) já foi implantado com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas nas unidades de saúde, como prevê a Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde.

“Estão sendo realizadas reuniões por videoconferência com prefeitos, secretários de saúde e demais autoridades, para se obter informações sobre as necessidades específicas de cada cidade. Para o efetivo enfrentamento da pandemia, é fundamental a rapidez da informação e a adoção das medidas recomendadas pelas áreas da saúde e vigilância sanitária”, afirmou Guilherme Rocha Göpfert, procurador da República responsável pelos procedimentos.

Por fim, a Procuradoria questiona os municípios sobre as medidas que estão sendo adotadas para a higienização de locais públicos e cobra a apresentação de Planos de Contingência, com diretrizes sobre ações coordenadas de combate à covid-19.

Imagem: Divulgaçaõ/Freepik
Fonte: MPF

- PUBLICIDADE -