Mesmo com 5,6 mil casos, Exército é impedido de entrar em 40% das casas para combater avanço da dengue

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Guarulhos registrou até agora 5.648 mil casos de dengue, segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria da Saúde. Na semana passada o total de casos contabilizados era de 5.159. Conforme último levantamento a doença não causou óbitos.

Com os altos índices da doença, que saiu de 90 casos em todo passado para os índices atuais, além dos agentes de saúde, a cidade conta com reforço dos soldados do Tiro de Guerra. As equipes visitaram ao todo 1.067 imóveis, sendo que puderam atuar em 667 deles, 391 estavam fechados e em nove deles foi recusada a entrada. Para atuar no combate ao Aedes aegypti, os soldados foram treinados pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses. 

O primeiro bairro que contou com ajuda dos soldados foi o Parque Residencial Bambi, que possui mais dois mil casos de dengue registrados. As próximas regiões que receberão as visitas não foram anunciadas pela pasta que informou que as ações serão definidas conforme a necessidade.

A secretaria recomenda que as pessoas devem além de permitir a entrada dos agentes em sua residência, seguir as orientações, abraçando a luta contra a dengue e fazendo sua parte no combate ao vetor. De acordo com a pasta, a maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é encontrada dentro das residências durante o trabalho de vistoria. Nas visitas, o que chama mais atenção é que os vilões são sempre os mesmos: vasos de plantas, depósito de água sem a devida proteção, ralos, calhas, bebedouro para o consumo de animais, garrafas retornáveis, latas e frascos.

- PUBLICIDADE -