Memorial da América Latina terá a Festa do Dia de Los Muertos como tema da live do projeto Sexta Latina

A Festa do Día de Muertos, celebração tradicional mexicana, será o tema do projeto Sexta Latina do dia 30 de outubro, que terá como convidado Oscar Soberanes, Cônsul para Assuntos Comerciais, Turísticos e Culturais, do Consulado Geral do México, em São Paulo. A transmissão da live será feita pelo instagram oficial do Memorial, a partir das 19h e será conduzida por Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).


O Día de Muertos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana, celebrada entre 31 de outubro e 2 de novembro. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) – reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, de acordo com a tradição, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música. Desde 2016, uma versão da Festa do Día de Muertos, com comidas típicas, danças, música e exposição, é realizada no Memorial da América Latina. Contudo, a edição de 2020 não acontecerá, devido à pandemia de Covid-19.

Na live do dia 30 de outubro, Soberanes irá conversar sobre a cultura mexicana e os diversos pontos que aproximam Brasil e México.

O projeto Sexta Latina, iniciado em junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, em uma live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos relacionados à arte, à cultura e à educação latino-americanas.


Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.

live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina


Sobre


Oscar Soberanes

Cônsul para Assuntos Comerciais, Turísticos e Culturais no Consulado Geral do México em São Paulo desde 2015 e diplomata de carreira desde 2010. É formado em Comércio Internacional pela Universidad Vasco de Quiroga, especialista em estudos diplomáticos pelo Instituto Matías Romero de Estudios Diplomáticos e cursa o programa de Implementação de Políticas Públicas e Gestão de Projetos pela Harvard University.

Luciana Latarini Ginezi

Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina, onde promove atividades de cultura, arte e educação.

Serviço:
Sexta Latina especial Día de Muertos, com Oscar Soberanes
Dia 30 de outubro, às 19h
Instagram: @memorialdaamericalatina