Jornada de Cidadania e Empregabilidade leva mutirão de ações e palestras aos reeducandos do Marrey

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

A Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos, tem muita história para contar. A unidade prisional já foi palco de apresentação do tenor Andrea Bocelli e de desfiles de roupas exibidas no São Paulo Fashion Week. Recentemente ex-detentos, formados no grupo de teatro da unidade prisional, atuaram na série Sintonia. Com um rico cenário artístico os reeducandos encenarão, no próximo dia 1 de outubro, a peça “O Alquimista”, uma adaptação da obra de Paulo Coelho, durante evento na penitenciária. A ação faz parte da IV Jornada de Cidadania e Empregabilidade e contará também com apresentações musicais, de sarau, palestras e atendimentos jurídicos e de saúde.

O projeto, uma realização da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) junto à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), contará com parcerias da ONG Gerando Falcões e da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, para a realização de palestras e fóruns de cidadania.

Na próxima terça-feira (1), a abertura do evento contará com as apresentações dos grupos de teatro “Do Lado de Cá” e de coral e acústico “Fênix” que, desde 2011 e 2016, respectivamente, são desenvolvidos dentro da unidade prisional a fim de promover, a partir da arte, a ressocialização dos reeducandos participantes.

Palestras

Com a proposta de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos reeducandos, a ONG Gerando Falcões oferecerá palestras com o jornalista Ivan Moré e com o ex-jogador de futebol, Leonardo Precioso. Os convidados falarão sobre protagonismo e persistência, superação e empreendedorismo social.

A Secretaria de Direitos Humanos do Município de Guarulhos também programou uma ação que pretende promover o diálogo dentro da unidade prisional sobre o tema reintegração social, a atividade faz parte do Pré-Fórum de Direitos Humanos. As atividades oferecidas pelos projetos parceiros acontecerão a partir das 13h30, no dia 1° de outubro.

Histórico cultural da unidade

A Penitenciária Desembargador Adriano Marrey conta com projetos artísticos voltados para o desenvolvimento social dos presos desde 2011. Inicialmente, foram criados os cursos de coral, acústica e de teatro e, em 2015, a penitenciária abraçou o projeto de crochê Ponto Firme, de Gustavo Silvestre, como mais uma iniciativa de ressocialização a partir da arte, que atingiu visibilidade internacional, além do projeto Sarau Asas Abertas, desenvolvido pelo coletivo Poetas do Tietê.

Serviço
IV Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, km 13 – Parque Cecap
Data: 1 de outubro, a partir das 9h30 (cerimônia de abertura)

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -