Homem de visão, Felipe Diogo é o mestre da superação

- PUBLICIDADE - Anuncie

*José Augusto Pinheiro, 56 anos, é coach, locutor, escritor, mestre de cerimônias, palestrante e jornalista por vocação.

A vida nos presenteia o tempo todo, quer seja com palavras de fé ou por visões que abrem as portas do coração para os dons divinos. Em 2009 eu recebi convite para ministrar aulas de locução no Senac. Aula preparada, eu me dirigi ao bairro de Santana com o coração esperançoso, apesar do tradicional ‘frio na barriga’. Iniciado o encontro, eu propus que cada aluno fizesse a autoapresentação e explicasse qual o fascínio que o rádio exercia em seu cotidiano. Esse maravilhoso meio de comunicação – inventado pelo brasileiro Roberto Landell de Moura – está presente em 100% dos lares brasileiros e é companheiro inseparável de quem deseja agilidade na informação, agregada ao calor humano.

Pois bem, um dos alunos era cego: Felipe Diogo, então com 25 anos. Em razão de uma microftalmia, que afetou a formação do bulbo ocular, o amante do rádio se valeu da magia do ‘meio’ para imaginar tudo o que ouvia. Ele treinou a audição ativa, edificando as suas ideias e convicções a partir da mensagem dos comunicadores.

Ao final da aula inaugural, em particular, Felipe me fez duas perguntas: 1ª.) “O senhor pode me enviar os exercícios por e-mail? Assim, eu conseguirei transferir as palavras para o sistema braile; 2ª.) Professor, o senhor acredita que eu tenha chance de ser locutor profissional? A primeira pergunta foi mais fácil de responder…

Eu precisei repassar toda a minha trajetória no planeta, cada passagem importante, as portas que se abriram ou não, os elogios, as críticas. Depois de dois segundos, eu disse: “Se você plantou a semente do sonho em seu interior, nada nem ninguém poderá impedi-lo. Persista, pague o preço da determinação e da coragem; e o que parece impossível agora será transformado em vitória no futuro”. Naquele dia, eu voltei para casa com muitas dúvidas e uma certeza: jamais se deve tirar a esperança de alguém, afinal pode ser tudo que lhe resta.

Vida que segue, Felipe Diogo me procurou algumas vezes nas redes sociais em busca de apoio e de informações atualizadas sobre o rádio.

No domingo, 25 de agosto de 2019, o comentarista de futebol recebeu o justo reconhecimento. Por 12 minutos Felipe Diogo foi o protagonista de reportagem do Esporte Espetacular, ao lado de cronistas consagrados da TV Globo. E fez bonito, para o meu imenso orgulho. Não por eu ter sido seu professor há 10 anos, mas por ter aprendido com ele que não existe sonho impossível; e que o fracasso só se manifesta quando é desprezado o nosso potencial ilimitado. Felipe Diogo enxerga longe, pois o faz com os olhos do coração.

Olho: Jamais se deve tirar a esperança de alguém, afinal pode ser tudo que lhe resta.

- PUBLICIDADE -