Guarulhos ultrapassa 80 casos de sarampo neste ano

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Guarulhos já registrou até o momento 83 casos de sarampo, conforme balanço atualizado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a última quinta-feira (29), 18 novos casos foram confirmados. Ninguém foi a óbito na cidade, mas no Brasil quatro mortes já foram confirmadas em decorrência da complicação do quadro de saúde dos pacientes. Três dos óbitos foram de pessoas com menos de um ano de idade.

O Brasil não registrava casos de óbitos devido à enfermidade desde o último surto, em 1997. Ainda na quarta-feira (04), o Ministério da Saúde informou que, de 9 de junho até 31 de agosto, 2.753 casos de sarampo foram confirmados no país. Isso significou um aumento de 18% em relação ao boletim divulgado na quarta-feira (28). Segundo o ministério, o número se deve a confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente.

A doença havia sido erradicada devido à vacinação no Brasil, porém com baixas taxas de cobertura vacinal e o retorno ao Brasil de um soldado infectado, uma serie de novos casos foram identificados. A enfermidade tem com uma das características ser altamente contagiosa.

Guarulhos ainda entrou na lista das 39 cidades com recomendação para vacinar crianças entre seis e 11 meses de idade contra o sarampo – até agora 4.755 mil bebês com essa idade foram imunizados. A expectativa é vacinar toda a faixa etária, população que é estimada pelo Ministério da Saúde em 10.610 habitantes. A campanha não tem data de término, o que deve ser definido pelo Ministério da Saúde.

- PUBLICIDADE -