Guarulhos realiza oficina de diagnóstico sobre planos de manejo das áreas protegidas

- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos realizou no último sábado (28) a Oficina de Diagnóstico para Apresentação dos Estudos e Recebimento de Contribuições para os Planos de Manejo das Áreas Protegidas do município. O encontro foi realizado na UNG com apoio da pós-graduação e contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre técnicos, pesquisadores, estudantes universitários, empresários, entidades de classe, organizações ambientalistas, entidades civis e conselheiros com atuação no tema, entre outros.

Os estudos apresentados tratam da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande, do Parque Natural da Candinha, da Estação Ecológica do Tanque Grande, da Reserva Biológica Burle Marx e da APA Capelinha-Água Azul.

Guarulhos se destaca hoje por apresentar cerca de 35% de seu território composto por importantes remanescentes da Mata Atlântica nos quais é possível garantir a conservação da biodiversidade, dos solos e dos corpos d’água que garantem a produção de água de qualidade para a região metropolitana de São Paulo, contribuindo também para o conforto climático, o lazer e a proteção do patrimônio histórico e cultural.

Os planos de manejo devem trazer diretrizes para desenvolvimento dos programas de gestão de tais áreas, a partir da realização de análises dos elementos do ambiente natural. Outros pontos são diagnósticos do patrimônio histórico e cultural e do ambiente construído, considerando a população residente e usuária, bem como as atividades já existentes e seus potenciais num processo de planejamento integrado e participativo.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -