Gestores da Câmara participam da primeira fase do curso de Gestão Pública

Bruno Netto
- PUBLICIDADE - Anuncie

Projeto faz parte da Escola do Parlamento de Guarulhos, em parceria com o Senac

Foi realizada nesta quinta-feira (13), no plenário da Câmara de Guarulhos, a primeira etapa do workshop de Imersão à Gestão Pública Gerencial, destinado aos gestores da Casa Legislativa. O curso é uma parceria entre a Câmara e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com carga horária total de oito horas, distribuídas nos dias 13 e 20 de outubro.

O professor e antropólogo Luiz Marins deu início ao curso com a palestra “Afinal, o que é motivação?”. Esse conceito é a base para criar times inovadores, criativos e motivados. “As melhores pessoas que eu encontrei até hoje foi no serviço público, não foi na iniciativa privada. Elas esperam que a motivação venha de fora, mas não vem, porque a cada período muda toda a gestão, então é preciso encontrar dentro de você esses motivos. Pesquisas mostram que as pessoas querem que o gestor esteja junto, chame atenção quando erram, mas que acompanhe e que dê liberdade, porque autonomia é fundamental para a motivação”, explicou Marins, que atuou na ONU (Organização das Nações Unidas), nos Governos Federal e Estadual, além de ter sido secretário municipal em Sorocaba durante dez anos.

Após a exposição de Marins, o economista e consultor do Senac Carlos Cavalcante apresentou a primeira etapa do workshop sobre gestão pública, que visa preparar o setor para inovações. “Precisamos buscar romper o mindset, isto é, ter menos uma visão burocrática e muito mais uma visão gerencial, desafiadora, que permita pensar fora da caixa, estando menos preso às práticas, aos procedimentos, à forma de agir e pensar: Dá pra fazer diferente? Será que tem meios de se conseguir algo novo? Dá pra ouvir mais a sociedade?”

O coordenador de Projetos Estratégicos do Legislativo Devanildo Damião destacou a importância da iniciativa para a gestão da Câmara. “Vislumbramos, por meio da capacitação e da valorização dos servidores, meios para que os serviços sejam cada vez melhores. A Escola do Parlamento foi instituída no Legislativo guarulhense com a missão de capacitar os servidores, e esse é um dos projetos que vai ser aprimorado e cada vez mais continuado”.

- PUBLICIDADE -