Feira de Peixes Ornamentais muda de dia e cria divergência de opinião

- PUBLICIDADE - Anuncie

Mayara Nascimento

A Feira de Peixes Ornamentais, que acontece no Varejão do Cecap, começou a funcionar as terças-feiras neste ano, das 11h às 17h. Até o ano passado a feira era realizada as segundas-feiras das 13h às 19h.

A mudança divide opiniões entres os feirantes. “O novo horário atraiu mais clientes, pois agora é possível visitar a feira no horário de almoço”, comentou Juliana Aparecida Oliveira, da Isaac Piscicultura.

Outros feirantes dividem a mudança em prós e contras. “Para nós a mudança foi interessante, pois não precisamos mais embalar os peixes no domingo, então temos um dia livre para ficar com a família. O movimento está mais fraco, mas já era o imaginado. É um momento de adaptação”, contou Fausto Picelli Dias, da Cardume Peixes, que mora em Bauru e demora cerca de cinco horas para chegar em Guarulhos.

“A mudança foi ruim. Eu faço a criação dos peixes, e com um dia a menos na semana não tenho mais tanto tempo para criar. Meus clientes querem comprar de segunda-feira por ser começo de semana”, contou uma feirante que preferiu o anonimato.

Outro feirante que pediu anonimato alegou que a decisão não representa a maioria e que não houve reunião para discutir a mudança.

Priscila Rodrigues, que realiza a feira há 12 anos, divulgou a mudança para os seus clientes desde dezembro, mas alguns frequentadores ainda foram pegos de surpresa. “Venho comprar os peixes para revender no meu pet shop na feira há sete anos. Eu não estava sabendo da mudança. Cheguei aqui na segunda-feira e dei de cara com a faixa, então voltei hoje” explicou Vinicius Michilin, comerciante.

A mudança

O Sindicato dos Feirantes de Guarulhos recebeu um abaixo-assinado com 37 assinaturas dos 43 expositores-feirantes e encaminhou a demanda à prefeitura. Mais tarde ocorreu um novo abaixo-assinado com 24 assinaturas que foi protocolado pelos próprios feirantes solicitando a permanência da feira na segunda-feira. Diante do impasse, o sindicato convocou uma assembleia geral para discutir e votar o assunto, na qual compareceram 20 feirantes, sendo que 19 votaram a favor da mudança e apenas um expositor votou pela manutenção da segunda.

Pela falta de consenso, a prefeitura decidiu pela mudança teste por um período de seis meses. Em julho a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), órgão responsável pelo controle do equipamento, poderá manter o funcionamento da feira na terça-feira ou revertê-la.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -