Estância turística de Ibitinga amplia sua inserção no ambiente digital

Estâncias turísticas paulistas ampliam a sua inserção no ambiente virtual. Demanda do viajante sobre rotas turísticas paulistas, o acesso facilitado e ágil a informações sobre atrativos e rede de serviços é possibilitado pela plataforma Destinos Inteligentes, que formaliza parceria nesta quinta-feira, 12, com Ibitinga, cidade pioneira no desenvolvimento da plataforma.  

O evento será transmitido ao vivo pela fanpage do Facebook da prefeitura de Ibitinga (www.facebook.com/prefeituraibitinga)  e no perfil da Destinos Inteligentes pelo Instagram (www.instagram.com/destinosinteligentesbr). Conhecida como a “Capital Nacional do Bordado”, a cidade recebe turistas de diversas localidades à procura de artigos de cama, mesa e banho produzidos por bordadeiras, atividade que responde por 80% da atividade econômica. Banhada por uma diversidade de rios, é também muito visitada por pescadores e praticantes de boia cross e faz parte do ramal Centro Paulista do Caminho da Fé. Em Ibitinga está localizada uma área conhecida como “Pantanal Paulista”, próxima à foz do rio Jacaré Pepira, e conta também com o Varjão do rio Jacaré-Guaçu. A hidrelétrica no rio Tietê conta com eclusagem, e está sendo construído um atracadouro no Pontal do Jacaré, cujo objetivo é integrar a cidade em um roteiro de cruzeiro fluvial, partindo de Barra Bonita, no contexto que coloca a estância na região turística “Caminhos do Tietê”. 

“Os turistas, bem como os moradores da cidade, poderão buscar o seu roteiro de viagem e passeio dentro de uma única plataforma organizada, intuitiva e extremamente confiável. Estará tudo reunido em um grande inventário virtual e interativo de serviços e eventos que Ibitinga pode oferecer ao turista”, resumiu o Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Ibitinga, Eduardo Seino. 

A migração do inventário turístico para a base de dados atende a demandas de gestores públicos e do turista. Para o administrador, os dados permitem acesso rápido a informações sobre atividades em diferentes nichos, desde rede hoteleira, bares e restaurantes, até operadoras de turismo e de turismo rural, gerando relatórios de gestão que ajudarão a tomada de decisão para o turismo. A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.destinosinteligentes.tur.br.  

“A Destinos Inteligentes é um serviço que atende diferentes perfis de públicos. Para a inteligência de mercado, oferecemos um repositório de conteúdo atual e de credibilidade, onde é possível analisar a série histórica e ampliar as perspectivas de negócios. Além de atender ao turista, é também um ambiente amigável ao morador da própria cidade, que pode conhecer com profundidade os serviços disponíveis por segmento de atividade”, explica Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.  

Facilitador

Se antes o turista precisava navegar por sites de busca e procurar cada serviço para o seu roteiro de viagem, agora é possível encontrar tudo reunido em uma interface, do contato e endereço para a reserva da hospedagem, ao passeio do dia ou o restaurante para jantar.  

“Desde o início da nossa gestão, valorizamos e estimulamos o turismo presencial de Ibitinga. Desenvolver atrativos para que as pessoas desfrutem da diversidade que a natureza também oferece de opções ao visitante. A Destinos Inteligentes soma esse esforço e facilita o turista a criar roteiros interessantes, de acordo com o que procura para a sua experiência. Nossa expectativa é muito grande com esta parceria”, afirma o vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches.

A Destinos Inteligentes tem navegação intuitiva, facilmente acessada de qualquer dispositivo. Este conceito digital é também um facilitador na orientação do turista no Ponto de Informações Turísticas (PIT), onde o recepcionista, do seu smartphone, poderá compartilhar com o turista informações diretas da plataforma para a sua orientação. Cada estabelecimento pode se tornar uma base de compartilhamento de informações ao turista, bem como os colaboradores destes empreendimentos, multiplicadores da divulgação dos atrativos.  

A experiência, também inserida em Brotas, foi testada recentemente por visitantes da 35ª Feira de Negócios Turísticos da Ugart (União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo). O público – em sua maioria agentes e representantes de agências e operadoras de turismo -, pode acessar por QR Code a plataforma e conhecer os atrativos e serviços das estâncias e cidades inseridas no sistema.   

Sobre o fundador

CEO da Destinos Inteligentes, Rodrigo Raineri é natural de Ibitinga e formado em Engenharia de Computação pela Unicamp. Realizou seu estágio em engenharia na Holanda, e nesta oportunidade quando morou e viajou por seis meses na Europa, deu-se conta do poder do turismo internacional. Nesta mesma ocasião escalou pela primeira vez o Mont Blanc e, ao voltar ao Brasil e finalizar a graduação, resolveu abrir uma agência e operadora de turismo de Natureza e Aventura no Brasil.  

Desde então, sua vida é dedicada ao turismo. Único brasileiro a guiar escaladas nos sete cumes do mundo, as montanhas mais altas de cada continente. Foi docente do curso de Pós-graduação em Ecoturismo no Senac, em Águas de São Pedro e administrou sua pousada na Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ, por sete anos. 

Após suas realizações como empresário do trade turístico e guia de montanha, Rodrigo partiu para um desafio mais ousado, de transformar um antigo sonho em realidade: revolucionar o turismo no Brasil! Em seus estudos, uma das pesquisas que mais impactou Rodrigo, conduzida pelo Senac com 118 municípios, identificou que as maiores deficiências do turismo nacional são a ausência de ferramentas digitais de gestão e de divulgação. Junto a amigos, ele funda então a Destinos Inteligentes, que tem como objetivo de revolucionar a gestão do turismo no Brasil.  

- PUBLICIDADE -