Estado investiga 2 casos suspeitos de coronavírus em Guarulhos; Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe

SP - CORONAVIRUS (COVID-19) EM SP-GOVERNADOR E MINISTRO DA SAUDE - GERAL - SAO PAULO, SP, 27.02.2020 - GERAL-SP - O Governador Joao Doria, o Secretario de Estado da Saude, Jose Henrique Germann, e o Coordenador do Centro de Contingencia do Coronavirus / SP, dr. David Uip, recebem o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para reunião com o grupo criado para monitorar e coordenar acates contra a propagação do novo coronavirus, no Palacio dos Bandeirantes em Sao Paulo, no bairro do Morumbi em São Paulo, nesta quinta-feira, 27. 27/02/2020 - Foto: ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde registrou ontem 85 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Segundo a pasta, dois estão sob investigação em Guarulhos. As cidades de Bauru, Caieiras, Franca e Ibiúna também possuem duas ocorrências suspeitas.

A capital concentra 47. Já os municípios de Campinas e Santos estão com três casos suspeitos cada; e as cidades de Itararé, Itu, Lorena, Mauá, Mogi Mirim, Nhandeara, Pederneira, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba, Valinhos e Taboão da Serra possuem um caso sob investigação cada. Há ainda outros cinco casos sob suspeita em municípios não especificados em sistema, em fase de investigação sobre o local de residência.

Do total de suspeitos em SP, a maioria tem histórico de viagem à Itália (55); os demais passaram por Espanha (2), Singapura (1), Portugal (1), Alemanha (6), França (4), China (2). Além desses, houve um que passou por diversos países da Ásia e outros 13 em fase de definição do país de provável infecção. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito.

Ontem o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que antecipará a campanha de vacinação contra a gripe por causa do risco de surto de coronavírus (Covid-19). A campanha, inicialmente programada para começar no dia 13 de abril e ser realizada até meados de maio, deverá ter início já em 23 de março, segundo Mandetta. Embora a gripe seja causada por um vírus diferente (influenza), o objetivo da antecipação é evitar aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou ontem que há 132 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Há ainda 213 notificações que não foram ainda analisadas pela equipe do ministério.

Nesta terça-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. O paciente é um idoso paulistano de 61 anos de idade que chegou recentemente da Itália. Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, encaminhado para isolamento domiciliar e passa bem, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.

- PUBLICIDADE -