Especialistas da academia e do setor produtivo debatem a indústria 4.0 em Guarulhos

Da Redação

Atento às possibilidades que os avanços tecnológicos podem oferecer à modernização do parque industrial instalado no município, a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI está organizando o Fórum Indústria 4.0 de Guarulhos, a ser realizado na próxima quinta-feira (09), a partir das 8h, na Escola Senai Celso Charuri, Jardim Presidente Dutra.

Dividido em dois painéis de discussão, a atividade contará com a presença de especialistas ligados ao setor acadêmico, industrial e poder público. A participação é aberta e gratuita e os interessados podem se inscrever pelo link  https://goo.gl/forms/sIIPF6XbCX4oDzBt1.

Conforme o estudo ‘Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil’, elaborado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o avanço da digitalização tem potencial revolucionário, podendo oferecer soluções para desafios nacionais em diversas áreas, entre elas a produtividade industrial.

De acordo com o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, no primeiro painel os debatedores irão conceituar a Indústria 4.0 e compartilhar as soluções que já são aplicadas em algumas multinacionais localizadas em Guarulhos.

No segundo painel, a abordagem será focada nas indústrias de médio e pequeno porte, de modo que seus gestores possam compartilhar as iniciativas que estão em curso e às dificuldades em modernizar seus processos produtivos.

“Indústria 4.0 é um termo muito utilizado nas discussões sobre o futuro da indústria, mas às vezes parece não haver um consenso sobre o alcance desse termo, que inclui a automação, mas vai além disso. Com o Fórum pretendemos desmistificar os conceitos. Reunindo os setores produtivo e acadêmico, queremos também entender qual é a melhor maneira para a Prefeitura colaborar com a modernização das empresas e indústrias em Guarulhos”, explica Rodrigo Barros.

Imagem: Pedro Lacerda