Escola Viva de Artes Cênicas apresenta o espetáculo Portas Abertas na sexta-feira

Edvaldo Oliveira
- PUBLICIDADE -

 Treze histórias entremeadas por 11 fragmentos de cenas. Na próxima sexta-feira (16), às 20h30, os aprendizes do Núcleo de Pesquisa da Escola Viva de Artes Cênicas encenam o espetáculo Portas Abertas no Teatro Padre Bento, que apresenta resultados de um processo colaborativo em que os participantes foram provocados com perguntas norteadoras como O que te move? O que te dói? O que você não pode mais calar?

Sob orientação dos professores Paula Ibañez, Duda Moreno, Rafael Markhez, Dyego Yamaguishi e Luah Guimarãez, o exercício cênico elaborado pelos aprendizes traz temas que partiram de narrativas pessoais sobre ancestralidade, cicatrizes, machismo estrutural, transcendência, morte, vida e ritos de transição e de passagem. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

A cada fragmento de história o coletivo teve a liberdade e a coragem de aprofundar uma linguagem e não equalizar a turma num único lugar.

Iniciativa da Secretaria de Cultura de Guarulhos, a Escola Viva oferece cursos gratuitos de circo, dança e teatro com aulas destinadas a maiores de 18 anos que têm como objetivo a formação de natureza profissionalizante e integrativa nas artes cênicas.

Escola Viva de Artes Cênicas

Considerando que as artes da cena proporcionam vasto leque de possibilidades expressivas, relacionais e afetivas, a equipe de professores da Escola Viva de Artes Cênicas estruturou um curso livre alicerçado na prática, em que a formação provém da experiência e da reflexão a partir de encontros, do diálogo e da interação entre diferentes linguagens.

Aqueles que buscam formação na escola encontram um desbravamento de suas potencialidades expressivas, ampliando repertórios, cultivando desejos e construindo meios para que a arte possa fluir e fruir em diferentes formatos.

Desde 2021 a Escola Viva de Artes Cênicas propõe uma nova abordagem para a cidade de Guarulhos, a formação de dois núcleos artístico-pedagógicos: o núcleo de formação, no qual os participantes escolhem três ou mais disciplinas para estudar; e o núcleo de pesquisa, que objetiva estimular o desbravamento dos mares, ou seja, um estudo teórico e prático mais aprofundado sobre as linguagens das cenas, suas imbricações e reverberações.

Para conhecer a programação cultural que acontece em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

- PUBLICIDADE -