EPG Mauro Roldão oferece parque sonoro aos alunos

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Oferecer um espaço musical, criativo e lúdico para desenvolvimento integral das crianças é a proposta pedagógica do Parque Sonoro instalado neste mês na EPG Mauro Roldão Neto, no Pimentas. Através da manipulação de objetos reutilizados, criam-se sons e melodias para explorar o universo infantil por meio de estímulos sensoriais e motor.

A implementação do Parque Sonoro aconteceu através de parceria entre a Prefeitura e o grupo de músicos Music’Art, profissionais licenciados em Música pela FMU e idealizadores do projeto Construindo Sons e Musicalização para Educadores. A iniciativa trabalha diversos atributos com os alunos, juntando arte e educação ambiental.

Os objetos foram selecionados e higienizados após arrecadação realizada com as famílias e, assim que os instrumentos ficaram prontos, foi realizada a formação dos profissionais.

“Aproveitamos o planejamento para que os arte-educadores pudessem trazer o tema musicalização infantil de uma maneira prática e que eles pudessem vivenciar os instrumentos para orientar as crianças”, explicou Jaqueline de Oliveira Peixoto, vice-diretora da escola.

A equipe escolar projetou alguns instrumentos para emitir notas musicais, tais como o “Xilopet”, um xilofone feito com garrafas pets afinado através de ar comprimido em uma escala diatônica, uma sucessão de oito sons conjuntos com intervalos.

Interação com brinquedos sonoros

A inauguração do parque foi um momento de muita alegria para os alunos da EPG Mauro Roldão que na ocasião, juntos com os pais, experimentaram os sons dos materiais e foram estimuladas a preservar o que foi construído.

O grupo de arte-educadores acompanhou as crianças no primeiro dia de experimentação para sanar dúvidas e colher avaliação do projeto. A vice-diretora agradeceu a parceria de sucesso e os resultados do projeto: “Somos muito gratos pelo incentivo e dedicação dos nossos parceiros que não mediram esforços para concretizar essa proposta almejada há um tempo pela equipe gestora da unidade escolar”, destacou Jaqueline Peixoto.

O Music’Arts se coloca à disposição para adequar o projeto as demais unidades escolares interessadas, basta enviar um e-mail para projetomusicart.adm@gmail.com, que o grupo envia o portfólio do projeto.

Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -