Com vacinação intensa, Guarulhos não registra casos de febre amarela este ano

São Paulo - Inauguração da linha final de produção da vacina contra febre amarela na unidade Libbs Farmacêutica, uma empresa privada que fez acordo de transferência de tecnologia com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz (Rovena Rosa/Agência Brasil)
- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Guarulhos não registrou nenhum caso de febre amarela neste ano. Em todo o ano passado foram confirmados 56 casos e 28 óbitos.

Os índices de 2018 representaram um aumento em relação a 2017 – quando apenas dois óbitos aconteceram. Na cidade, desde outubro de 2017 até fevereiro deste ano, mais de 900 mil pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela.

Diante da epidemia da doença já registrada no Brasil, todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação devem tomar dose única da vacina. A medida é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, adotada desde abril de 2017.

A vacinação contra a doença está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Criança da cidade. Após a aplicação da vacina, estima-se que sejam necessários 10 dias para garantir proteção efetiva.

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -